Covid-19. Profissional de saúde sofre reacção alérgica grave à vacina da Pfizer

Uma profissional de saúde do Alasca sofreu uma reação alérgica severa após receber a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Pfizer-BioNTech e agora está hospitalizada, mas em estado estável, de acordo com um relatório divulgado na quarta-feira.

O jornal The New York Times informou que a mulher recebeu a sua dose na terça-feira, enquanto a Pfizer confirmou que estava a trabalhar com as autoridades locais para investigar o incidente: “Ainda não temos todos os detalhes do relatório do Alasca sobre possíveis reacções alérgicas graves, mas estamos a trabalhar activamente com as autoridades de saúde locais para avaliar” o caso, disse um porta-voz da Pfizer.

“Vamos monitorizar de perto todos os relatórios que sugerem reacções alérgicas graves após a vacinação e actualizaremos o texto do rótulo, se necessário”, acrescentou.

Os voluntários que se apresentaram para o estudo clínico da Pfizer, um total de 44 mil pessoas, eram excluídos caso tivessem um histórico de reacções alérgicas a vacinas ou a componentes do imunizante contra a Covid-19.

No geral, os testes não encontraram problemas sérios de segurança, mas os reguladores e a empresa continuam a monitorizar os casos adversos após a vacinação.

Dois trabalhadores de saúde no Reino Unido tiveram reacções alérgicas semelhantes, levando o governo do país europeu a aconselhar o público a evitar tomar a vacina se eles tiverem um histórico de fortes alergias.

A agência reguladora de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos da América, a FDA, emitiu uma autorização de emergência para a vacina com a ressalva de que as pessoas que tiveram alergia aos seus componentes devem evitar o fármaco.

A própria FDA publicou esta quarta-feira, na sua conta do Twitter que “tem conhecimento da informação sobre uma reacção anafilática numa pessoa que recebeu a vacina contra a covid-19”: “A agência a continuar a trabalhar com os CDC (Centros para a Prevenção de Doenças) e a Pfizer para entender melhor o que aconteceu”, completou.

Os Estados Unidos da América começaram esta semana a aplicar a vacina em cerca de três milhões de pessoas e esperam atingir um total de 20 milhões ainda no mês de Dezembro se for aprovado outro imunizante, a vacina desenvolvida pelo laboratório americano Moderna.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.