França. Torre Eiffel reabre a 16 de Dezembro

A Torre Eiffel, fechada desde 30 de Outubro devido ao novo confinamento imposto na França para refrear a epidemia de Covid-19, reabrirá a partir de 16 de Dezembro.

“É um prazer encontrá-los novamente a partir de 16 de Dezembro, de 10:30h até 18:30h. Podem reservar a vossa visita agora”, dizia a conta oficial do monumento mais visitado do mundo no Twitter na terça-feira.

“Paris brilhará de novo para as festas de fim de ano”, tweetou o responsável pelo  Departamento de Turismo da capital francesa, Frédéric Hocquard.

As visitas ao monumento, que se viu afectado pela crise sanitária, diminuíram aproximadamente 80 por cento em relação a 2019 e as sua receitas caíram 70 por cento, indicou no final de Outubro a Sociedade de Exploração da Torre Eiffel (SETE).

O presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou na semana passada que os cinemas, teatros e museus poderão reabrir a 15 de Dezembro se a situação sanitária permitir. Um novo confinamento também deverá ser considerado nessa data e será decretado o recolher obrigatório entre as 21h e 7h.

Antes do reconfinamento, a Torre Eiffel recebia cerca de “2.500 visitantes por dia para um monumento que pode acolher até 25 mil”, de acordo com Jean-François Martins, o presidente da SETE.

Isto se deve às medidas restritivas impostas em contexto de pandemia. A distância física fez com que os acessos a torre fechassem pela metade e o toque de recolher às 21h que precedeu o reconfinamento impediu o encerramento habitual do monumento à meia-noite durante o fim de semana.

Mas o maior dano deve-se sobretudo a ausência de turistas, pois a atracção turística recebe normalmente entre “80 e 85 por cento” de visitantes estrangeiros, segundo a SETE, que desde então se concentra na população local.

A única vantagem actual é que por enquanto não há fila para aceder à Torre Eiffel e “a visita é mais confortável”, acrescenta a empresa.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.