Assembleia da República prolonga estado de emergência até 8 de Dezembro

A Assembleia da República renovou esta sexta-feira por mais quinze dias o estado de emergência em Portugal, pelo que as medidas restritivas gizadas pelo Governo para lutar contra a pandemia de Covid-19 se vão prolongar até 8 de Dezembro. Este sábado o primeiro-ministro, António Costa, deve dar a conhecer novas restrições.

O primeiro período de estado de emergência desta segunda vaga terminava na próxima segunda-feira, 23 de Novembro. Durante este tempo foi decretado recolher obrigatório em 191 concelhos, entre os quais Lisboa e Porto, pois todos mantêm uma prevalência superior a 240 casos positivos de Covid-19 por cada 100.000 habitantes.

Os residentes nos municípios sujeitos a recolher obrigatório, que representam 80 por cento da população de Portugal, não podem sair à rua de segunda a sexta das 23h às 5h, enquanto aos fins de semana devem ficar em casa entre as 13h e as 5h.

No entanto, espera-se que as medidas restritivas para a próxima quinzena sejam fixadas de forma mais heterogénea, em função da situação de cada município.

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, avançou esta sexta-feira que o número de concelhos que vão estar em recolher obrigatório entre 24 e 8 de Dezembro será superior a 200. Portugal conta, no total, com 308 concelhos.

O Parlamento português, depois da proposta de renovação emitida pelo presidente Marcelo Rebelo de Sousa, aprovou o novo período de estado de emergência com os votos a favor dos deputados do Partido Socialista, no Governo, e dos do Partido Social Democrata. Bloco de Esquerda (BE), CDS e o partido Pessoas, Animais e Natureza (PAN) abstiveram-se.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.