Wuhan detecta coronavírus em carne congelada do Brasil

As embalagens exteriores de três amostras de carne bovina congelada importada do Brasil deram positivo para o novo coronavírus numa análise realizada em Wuhan, que proibiu a sua entrada no mercado. A informação foi avançada na sexta-feira  pela Comissão Municipal de Saúde da capital da província de Hubei.

A comissão assinala em comunicado que na quinta-feira o departamento municipal de controlo e prevenção de doenças, após a análise de dois pacotes, descobriu que três amostras de carne desossada que entraram pela alfândega de Qingdao testaram positivo ao SARS-Cov2.

A cidade “adoptou rapidamente medidas de emergência”, indica o comunicado, entre as quais o armazenamento do carregamento, testes e isolamento dos trabalhadores ou investigações epidemiológicas simultâneas.

Após a investigação foi detectado que o lote de produtos importados -constituído por 1.006 caixas com um total de 27 toneladas de carne- tinha saído do porto de Santos, no Brasil, e chegado a Wuhan a 17 de Agosto, embora ainda não tivesse entrado no mercado.

Às 07h00 locais de sexta-feira “todos os produtos congelados envolvidos foram selados e o ambiente foi completamente esterilizado”, indica a comissão de saúde local.

A comissão acrescenta ainda que as 200 amostras do ambiente da câmara frigorífica do grande armazém de reserva onde as embalagens foram guardadas e os seus 112 empregados testaram negativo para a Covid-19.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.