Grupo que equacionou sequestrar governadora do Michigan tinha outros planos

Os suspeitos acusados de tentar sequestrar a governadora do estado do Michigan, Gretchen Whitmer, também equacionaram se a deveriam matar e discutiram também a possibilidade de sequestrar o governador da Virgínia, Ralph Northam, de acordo com o depoimento de um agente do FBI prestado na terça-feira.

Treze pessoas, incluindo pelo menos sete ligadas a uma milícia armada, foram detidas na semana passada e acusadas de conspirar para sequestrar Whitmer, uma democrata criticada pelo presidente republicano Donald Trump, pelo modo como geriu a pandemia do novo coronavírus.

Cinco dos réus foram submetidos a uma audiência que decidiu se seriam ou não libertados mediante o pagamento de fiança. Um juiz do tribunal estadual do Michigan ordenou que um deles fosse detido sem fiança até ao julgamento. O juiz fez uma pausa na audiência antes de decidir sobre o futuro dos outros quatro.

O agente especial do FBI Richard Trask prestou depoimento na audiência, dizendo que alguns dos suspeitos também discutiram atacar Northam, um democrata que também impôs restrições por causa do novo coronavírus às quais eles se opunham.

Trask descreveu uma reunião de planejamento que incluiu pelo menos dois dos co-arguidos em Dublin, Ohio, em Junho. O agente baseou o seu depoimento em informações de denunciantes e comunicações criptografadas do grupo: “Nessa reunião, os réus discutiram possíveis alvos, considerando um governador em exercício, especificamente questões relacionadas aos governadores de Michigan e da Virgínia com base em decretos de lockdown”, disse Trask.

O FBI constatou nas mensagens do grupo que um dos suspeitos sugeriu a certa altura ir à casa de Whitmer para “a sequestrar”, possivelmente disfarçado de entregador de pizza, afirmou Trask.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.