Jovens espanhóis preferem a república à monarquia

Se houvesse em Espanha um referendo para que a população pudesse escolher entre a monarquia e a república como sistema político, 54,6 por cento dos jovens do país concordariam com uma mudança para o segundo sistema, de acordo com uma sondagem realizada pela Plataforma de Media Independente (PMI) e divulgada esta segunda-feira.

A sondagem teve por base as entrevistas feitas a mais de 3000 jovens com idade superior  a 16 anos em todo o país. Quase 2.000 doadores financiaram o estudo por meio de crowdfunding.

Do total de entrevistados, 47,8 por cento apoia a possibilidade de escolha entre monarquia e república, 36 por cento rejeitam-na e 16 por cento não quiseram ou souberam opinar. Entre os jovens, a percentagem a favor de um referendo sobe para os 60 por cento.

A sondagem também inquiriu os entrevistados sobre a votação no caso de consulta popular, e 40,9 por cento dos entrevistados preferem a república como modelo, contra 34,9 por cento que apoiam a monarquia. Os restantes dizem estar indeciso ou não souberam ou não quiseram manifestar-se-

Os jovens são os maiores apoiantes do modelo republicano, com 54,6 por cento a preferir essa opção. Entre os que têm mais de 55 anos, a preferência cai para 36 por cento.

Entre as comunidades autónomas do país, a da Catalunha é a mais favorável à consulta popular, com 68,4 por cento a favor e 18,5 por cento contra, seguida pelo País Basco, onde 41,6 por cento preferem o referendo e 38,5 por cento se opõem.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.