Covid-19. Cidade de Qingdao realiza testes em massa

A República Popular da China anunciou, esta segunda-feira, a condução de testes massivos de coronavírus na cidade portuária de Qingdao, de nove milhões de habitantes, depois de ter detectado um pequeno surto.

Ao contrário do que sucede em muitas partes do mundo, onde ainda há confinamentos e um elevado número de casos, o vírus está amplamente sob controlo na República Popular da China, onde apareceu pela primeira vez em Dezembro do ano passado.

Na cidade portuária de Qingdao, no nordeste da China, com 9,4 milhões de habitantes, seis casos de covid-19 foram confirmados no domingo, levando as autoridades a anunciar os primeiros testes em massa em mais de dois meses.

Os testes serão conduzidos em cinco bairros “durante os próximos três dias” e em toda a cidade “ao longo dos cinco dias seguintes”, disse num comunicado a comissão municipal de saúde de Qingdao, embora não tenha avançado com o número preciso de pessoas que serão testadas.

A República Popular da China tem grande capacidade para conduzir testes rápidos. Ao meio-dia desta segunda-feira, a comissão de saúde disse que mais de 277 mil pessoas já haviam sido examinadas em Qingdao, tendo sido encontrados nove resultados positivos.

Em Junho, grandes áreas da capital chinesa, Pequim, foram submetidas a a uma campanha de testes massivos depois de a cidade,  de mais de 20 milhões de pessoas, ter detectado casos ligados a um mercado de alimentos.

Na semana passada, centenas de milhões de chineses viajaram pelo país por ocasião dos feriados da “Semana Dourada” do Dia Nacional da China. A economia do país voltou a crescer graças aos testes rápidos e aos confinamentos que conseguiram conter a chamada segunda vaga do vírus.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.