Museu britânico devolve ao Iraque placa suméria roubada

O Museu Britânico ajudou a polícia de Londres a identificar uma placa suméria rara com mais de 4.400 anos de idade que tinha sido roubada no Iraque e que em breve será devolvida ao seu país natal, anunciou a instituição museológica na segunda-feira.

A Scotland Yard ficou intrigada com as origens suspeitas de uma “tabuleta da Ásia Central” colocada em leilão na Internet em Maio de 2019 e pediu ajuda a especialistas do museu.

Descobriu então que a peça, esculpida em pedra calcária, e com uma representação de uma grande figura masculina com um traje típico sumério, na verdade provém de um mural datado de 2.400 a.C: “Placas como esta são extremamente raras, existem apenas cerca de 50 exemplares”, explicou o museu num comunicado, em que celebra esta descoberta “emocionante e importante”.

Todas elas vêm das principais cidades sumérias do Iraque e da Síria, informou.

Segundo os investigadores, o estilo particular da placa é típico do sul do Iraque e as marcas de queimadura corroboram a tese de que provavelmente veio das ruínas de Tello – a antiga cidade suméria de Girsu – onde outras peças com queimaduras semelhantes foram encontradas: “Esta peça foi retirada ilegalmente do Iraque”, disse o museu, explicando que Tello foi “amplamente saqueada no final do século XIX”, mas também durante a Guerra do Golfo e a Guerra do Iraque em 2003.

“Comprometido com a luta contra o tráfico ilícito”, o Museu disse ter tido “o prazer de auxiliar no regresso ao Iraque desse importante objecto”, que, entretanto, será exposto nas suas instalações com a concordância das autoridades iraquianas.

O embaixador do Iraque em Londres, Mohammad Jaafar Al-Sadr, elogiou “a cooperação maravilhosa” entre o museu e o seu país, acrescentando que “mais peças serão devolvidas num futuro próximo”.

Desde 2009, o Museu Britânico ajudou a devolver mais de 2.300 antiguidades roubadas, muitas delas provenientes do Iraque, disse a instituição, citando 156 tabuletas de argila com escrita cuneiforme, entre outras.

No entanto, o museu foi criticado por não devolver obras há muito reivindicadas pelos seus países de origem, incluindo os frisos do Partenon, na Grécia.

Por sua vez, o Chile está a negociar com a instituição para recuperar, por enquanto sem resultado, o moai Hoa Hakananai’a, de grande valor espiritual para a Ilha de Páscoa, localizada no Pacífico Sul.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.