Vietname intensifica luta contra tráfico de pangolins

O Vietname está a intensificar a luta contra o tráfico de pangolins, o mamífero mais caçado do mundo, suspeito de ter desempenhado um papel na transmissão do novo coronavírus aos humanos.

Nos primeiros seis meses de 2020, o número de detenções de traficantes de animais selvagens, principalmente de pangolins, aumentaram consideravelmente, de acordo com a ONG Educação para a Natureza no Vietname.

Pelo menos 97 por cento dos casos detectados pelas autoridades resultaram em prisões, em comparação com uma média de 87 por cento nos anos anteriores. As apreensões estão a aumentar de forma significativa.

“O Vietname fez grandes avanços” no combate a este tipo de crime, “fortalecendo o seu arsenal legislativo”, disse a organização.

Em 2018, o país endureceu as penas e coimas associadas à lei de protecção de espécies ameaçadas. Agora, este crime pode levar a penas de prisão de até 15 anos de prisão e a multas de mais de 550.000 euros. O Vietname é um centro de consumo e tráfico ilegal de animais selvagens na Ásia, como pangolins, elefantes, tigres e ursos.

Na medicina tradicional chinesa, existe a crença de que as escamas do pangolim actuam no combate à artrite, a úlceras, a tumores e dores menstruais, virtudes que nunca foram comprovadas pela ciência.

Entre 2014 e 2018, o equivalente a 370.000 pangolins foram apreendidos em todo mundo, o que sugere que milhões deles foram traficados e mortos, de acordo com o Gabinete das Nações Unidas sobre Drogas e Crime.

Tran Van Truong, guarda de um parque nacional situado nas imediações de Ninh Binh, no norte do país, lembra-se de ter encontrado mais de 100 deles amarrados num saco, a maioria “mortos por esgotamento”. A sua organização conseguiu salvar 2.000 deles nos últimos seis anos.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.