Viajar em tempos de cólera

Fotografia: Alexandra Ferreira/ O Clarim

Depois da viagem de regresso a Portugal ter sido cancelada por três ocasiões, consegui finalmente o tão apetecido bilhete de avião . Foi uma viagem cansativa, com partida de Macau para Seul, a bordo de um avião da Air Macau e depois de Seul até ao Dubai, de onde voei finalmente para Lisboa, num voo da Emirates Airlines. Um total de 35 horas, divididas entre o tempo de espera – 14 horas –  e a viagem propriamente dita: 21 horas.

Jorge Sales Marques/Pediatra

Em Macau, correu tudo de forma exemplar no Aeroporto, com muito rigor por parte dos funcionários no cumprimento das regras de segurança e  das orientações sobre a Covid-19. Infelizmente, dois dos passageiros não puderam seguir viagem com destino a Lisboa pelo facto do teste de despistagem de Covid-19 não estar dentro do prazo estipulado pela companhia de aviação. As regras são, no entanto, para serem cumpridas e e não é por fruto do acaso que Macau detém um record de 88 dias sem novos de infecção. O controlo da pandemia no território é fruto do rigor na aplicação das medidas promovidas pelo Governo e pelos Serviços de Saúde. 

Não sou capaz de dizer se o voo até Seul foi calmo ou turbulento. Tanto eu como a maioria dos restantes passageiros caímos num sono profundo, devido ao horário do voo que nos obrigava a acordar de madrugada, para poder estar no aeroporto antes das seis da manhã, uma vez que o avião tinha a hora de partida agendada para as 8h25.

Fotografia: Jorge Sales Marques

Já em Seul, cerca de três horas depois, o Aeroporto – que habitualmente estaria repleto de pessoas à espera de um voo de ligação para um outro destino –  parecia, com a pandemia, um ermo: no local apenas meia dúzia de pessoas se passeavam, sem poder apreciar lojas outrora repletas de  carteiras, roupas, acessórias de moda, material informático e muitas mais coisas. Muitas delas estavam simplesmente fechadas. Os passageiros que viajaram comigo no mesmo voo da Air Macau, em trânsito para o Dubai , tiveram de esperar dez horas num espaço deserto e estranhamente tranquilo. Face à míngua de viajantes, os seguranças e alguns funcionários das poucas lojas que permaneciam abertas aproveitavam para repousar nas cadeiras destinadas aos passageiros. 

Chega a hora de partir para o Dubai. Mais 9 horas de voo e uma incontornável bateria de interrogações. Ao chegarmos ao Aeroporto, depois de passar o controlo da bagagem de mão, tivemos de preencher um papel com várias questões sobre as condições gerais de cada um: sintomas de febre, tosse e dispneia, região onde estivemos nos últimos 14 dias, eventual contacto com pessoas infectadas por Covid-19.

Diligentes, as autoridades do Dubai não descuram a prevenção. Foi entregue a cada um dos passageiros um kit com dois pares de luvas, duas máscaras e 4 saquetas com gel bactericida, tal como indicava o rótulo da embalagem. Ao contrário do que sucedeu em Seul, no Dubai, o aeroporto tinha praticamente todas as lojas abertas e o movimento de pessoas foi francamente superior mas longe ainda do período pré-pandemia. Uma diferença de vulto: muitos dos restaurantes permaneciam fechados. Na zona de embarque , as cadeiras disponíveis ficaram reduzidas a metade, com sinalização a proibir a utilização de alguns dos assentos para que o distanciamento social fosse mantido, uma medida que não foi adoptada em nenhum dos voos de qualquer das companhias (Air Macau e Emirates ). Os passageiros estavam colocados em lugares sem que as recomendações de distanciamento físico fossem cumpridas.

Fotografia: Jorge Sales Marques

Do Dubai até Lisboa, para além de ter encontrado um grupo de passageiros vestidos a rigor, com máscara, luvas, óculos e capas de plástico, não se registou qualquer outro assunto de interesse . 

Em Lisboa , após um dia e meio de viagem, antes ainda de chegarmos à zona de levantamento das bagagens, fomos abordados por dois agentes das forças de segurança que nos solicitaram a confirmar se o teste de Covid 19 tinha sido realizado nas últimas 72 horas. Ninguém veio medir a temperatura corporal de qualquer passageiro. Há que dar, no entanto, o benefício da dúvida às entidades competentes, porque há cada vez mais aparelhos montados nos Aeroportos que fazem a medição da temperatura corporal dos utentes sem que estes se apercebam.

As minhas malas chegaram em poucos minutos, ao contrário do que sucedeu noutras experiências anteriores, quando geralmente eram as últimas a sair do tapete rolante, quando não tinham sido extraviadas por algum motivo . Depois do cansaço acumulado na viagem, o que me esperava pela frente era o mar do Algarve, daí ter feito mais duas horas de viagem num carro particular  para poder usufruir de férias em família. Um momento de alegria exponenciada pelo clima único do Algarve, que tornou aquela região a terceira mais escolhida do mundo para os reformados viverem.

Ao contrário do que era a norma em várias cidades asiáticas onde estive por diversas vezes nos últimos anos, a poluição atmosférica era inexistente. Com ar puro, céu azul, mar calmo e a temperatura da água – mais fria do que me parece habitual  – a convidar para entrar no mar e para um banho, capaz de refrescar a alma e relaxar a mente.

As praias estavam repletas de pessoas, quase todas sem máscara e com distanciamento entre elas muito inferior ao recomendado pela Direcção Geral de Saúde. Nos restaurantes, as pessoas tinham, porém, de entrar com máscara, bem como quando se deslocavam a um outro local dentro do mesmo espaço físico. Nos supermercados e centro comerciais, a entrada era limitada e o uso de máscara era obrigatório como medida de prevenção . 

No regresso de comboio para o Porto, um funcionário da CP lembrava às pessoas, a obrigatoriedade de usarem máscara durante a viagem. Na carruagem onde vim, apenas uma pessoa não cumpria as regras. Não vi o revisor chamar a atenção sobre o seu não cumprimento, nem tão pouco alguém tentado a impedir a sua entrada no comboio. As regras existem e são para ser cumpridas por todos nós. Os responsáveis devem ter este espírito de missão e não ser complacentes com atitudes de puro egoísmo pessoal e falta de respeito de alguns para com os seus semelhantes. A pessoa em questão nunca deveria ter entrado naquela carruagem. Teria sido a decisão mais correcta.

Os novos casos em Portugal  – e certamente noutras cidades ou países – devem-se ao facto de alguns cidadãos não cumprirem as regras e não lhes acontecer rigorosamente nada a seguir. Por outro lado, as pessoas responsáveis por fazer cumprir a lei , não devem olhar para o lado como se nada estivesse a passar . As excepções não devem existir. É preciso coragem para fazer cumprir a lei e é isto que tem faltado em muitos locais. 

O regresso a Portugal foi feita através de uma viagem longa mas interessante para poder tomar o pulso às novas medidas sanitárias adoptadas para conter a disseminação da Covid-19.

Viajar, seja em que condições for, sabe sempre bem. Enaltece a alma e alimenta a mente. Estamos sempre a viver um momento único, comungado por várias pessoas de múltiplas regiões do mundo, que se cruzam por força do acaso no mesmo espaço. Viajar ao fim de oito meses de clausura, sem poder sair de Macau, mesmo em condições difíceis, é sempre um refrescar físico e psíquico que contribui para o nosso crescimento como seres humanos . Pena é a distância que separa Macau de Portugal ser em linha reta de 10882 quilómetros. Caso contrário, todos os dias esta viagem seria feita. Mas a distância que os separa nunca irá impedir que o amor que sinto pelo dois seja um obstáculo. Até um dia destes. Com ou sem Covid-19.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.