Corrida contra o tempo para salvar baleias encalhadas na Tasmânia

Quase 90 baleias-piloto morreram e 200 outras permanecem encalhadas  numa baía da Tasmânia, no sul da Austrália, onde a operação de resgate prossegue a contra-relógio. “Pelo menos 25 mamíferos foram liberados até o momento”, anunciou ao final da tarde um dos coordenadores do resgate.

Dois grupos de baleias-piloto encalharam num bancos de areia de Macquarie Harbour, uma baía fechada por uma passagem estreita na costa oeste – uma região selvagem e pouco habitada –  da Tasmânia.

Vídeos obtidos no local mostram os mamíferos a debaterem-se para escapar das águas pouco profundas. As lanchas e embarcações das equipas de socorro navegam ao redor dos animais para tentar ajudar as baleias a flutuar. Algumas fotografias mostram mergulhadores a poucos metros dos cetáceos.

Kris Carlyon, biólogo que trabalha para o governo australiano, disse que quase um terço dos 270 animais morreu na segunda-feira à noite e que salvar as baleias-piloto constitui um “desafio” que se pode prolongar por vários dias, sobretudo porque para se aproximar dos animais é necessário usar um barco.

Nesta terça-feira os esforços começaram a apresentar resultados e pelo menos 25 animais foram resgatados e acompanhados até alto-mar com o recurso a embarcações, informou Nic Deka, outro dos coordenadore da operação.

Episódios do género – de baleias encalhadas –  são relativamente frequentes na Tasmânia, mas a actual crise é preocupante pela grande quantidade de animais afectados.

Quase 60 pessoas participam nas operações de resgate, que estão a ser complicadas pelo frio e pela maré irregular.

Carlyon explicou que muitas baleias, que estão parcialmente descobertas, devem conseguir sobreviver por vários dias e que o clima, desagradável para os seres humanos, joga a favor dos mamíferos marinhos: “O tempo está mau para as pessoas, mas para os cetáceos é ideal por causa da humidade e do frio”, disse.

Os socorristas terão que selecionar os animais que pretendem salvar e concentrar-se nos que estão mais acessíveis e parecem mais saudáveis.

A maioria dos cetáceos  de um grupo de 30 encalhados em numa praia morreu na segunda-feira. E desde então quase 60 morreram presos em bancos de areia.

“É inevitável que venhamos a perder outros”, advertiu Carlyon, que prometeu uma avaliação precisa na quarta-feira através do recurso a câmaras de infravermelhos.

Armadilha frequente

Quando os cetáceos, considerados animais sociais, conseguem flutuar, o outro desafio passa a ser ajudar que evitem os bancos de areia de Macquarie Harbour para que alcancem alto-mar.

Os cientistas não conseguem explicar os encalhes em larga escala. É provável qie os animais se tenham perdido quando se estavam a tentar aproximar da costa para caçar ou acompanhando um ou dois cetáceos que encalharam.

Karen Stockin, especialista em mamíferos marinhos da Universidade de Massey, na Nova Zelândia, explica que a Tasmânia é um local frequente de encalhe para baleias-piloto, uma espécie que não se encontra sob ameaça: “Parece ser uma armadilha conhecida para as baleias. Acontecem encalhes frequentes na região”, declarou à AFP.

Embora as baleias-piloto sejam consideradas cetáceos resistentes, os socorristas lutam contra o tempo. Os riscos para os mamíferos incluem a incapacidade de regular a temperatura do corpo, a deterioração muscular ou o esmagamento de alguns órgãos devido ao contacto prolongado com o fundo oceânico.

A  natureza social dos animais também pode ser prejudicial, porque alguns animais libertados podem tentar permanecer com o grupo e encalhar novamente.

O tempo é um elemento crucial. “Quanto mais rápida a operação de resgate, maiores serão as possibilidades de sobrevivência”, conclui a especialista.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.