Índia. Actor de Bollywood bebe urina de vaca “todos os dias”

O actor indian Akshay Kumar confessou que bebe todos os dias urina de vaca, à qual muitos indianos atribuem propriedades terapêuticas, inclusive contra o  novo coronavírus.

O actor é um defensor ferrenho do partido do primeiro-ministro nacionalista hindu Narendra Modi, que investiu milhões de dólares para a pesquisa de produtos à base de urina ou esterco deste animal, sagrado para os fiéis hindus. À urina e aos excrementos dos animais são atribuídos benefícios no combate à diabetes e ao cancro. As autoridades indianas estão ainda a estudar a possibilidade da urina poder vir a ser utilizada para o fabrico de pasta de dentes.

No entanto, nenhum estudo científico confirmou as supostas propriedades de cura associadas aos dejectos orgânicos produzidos pelo gado vacum.

Akshay Kumar, de 53 anos, escreveu num comentário nas redes sociais durante uma conversa online para destacar a exibição na televisão de um programa em que participou com o aventureiro britânico Bear Grylls. Na transmissão, os dois homens bebem chá de esterco de elefante, numa reserva indiana de tigres.

“Não estava preocupado”, explicou Kumar à actriz Huma Qureshi durante a conversa. “Bebo urina de vaca todos os dias devido à ayurveda (medicina tradicional indiana)”, justificou.

Muitos hindus bebem urina de vaca devido às suas supostas propriedades curativas. Membros do partido de Modi, o Bharatiya Janata Party (BJP), também promovem a urina e o esterco de vaca como remédio para combater o coronavírus.

A organização nacionalista hindu All India Hindu Mahasabha organizou, em meados de Março, uma festa em Nova Deli para promover esta poção contra a covid-19.

O governo de Modi criou um ministério dedicado ao yoga e à medicina tradicional, como a ayurveda. Em Junho, Modi sugeriu que o yoga pode contribuir para criar um “escudo protector” contra o coronavírus.

A Índia registou até ao momento 4,6 milhões de casos de covid-19 e 76.000 mortes.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.