Navio de guerra alemã afundado na Segunda Guerra Mundial descoberto na Noruega

Os destroços de um grande cruzador de guerra alemão foram descobertos ao largo da orla costeira da Noruega, quase oitenta anos depois de ter sido afundado na Segunda Guerra Mundial, de acordo com a operadora de rede eléctrica norueguesa Statnett e com um arqueólogo marítimo. 

Identificado este ano a partir do recurso a um sonar, o cruzador Karlsruhe foi detectado pela primeira vez em 2017 a apenas 15 metros de um cabo de energia submarino que está a operar desde 1977. 

Construído na década de 1920, o navio foi posteriormente equipado com uma suástica da era nazista que também foi capturada em imagens submarinas feitas pela Statnett e pelos seus parceiros. As imagens foram transmitidas em primeira mão pela emissora pública norueguesa NRK. 

O navio de 174 metros, parte da força alemã que invadiu a Noruega em Abril de 1940, foi atingido por um torpedo submarino britânico logo após iniciar a sua viagem de regresso ao porto de Kristiansand, no sul da Noruega. 

A tripulação do navio foi resgatada e a embarcação foi afundada pelos próprios alemães. O cruzador encontra-se a uma profundidade de 490 metros e a cerca de 24 quilômetros da costa: “O destino do Karlsruhe está inscrito nos livros de história, mas ninguém sabia exatamente onde o navio afundou”, disse o arqueólogo e investigador do Museu Marítimo da Noruega Frode Kvaloe. 

A Statnett disse que o seu cabo de energia submarino, que conecta a Noruega à Dinamarca, teria sido colocado mais longe dos destroços se a sua localização fosse conhecida no momento em que a embarcação ali foi colocada.

O ataque de 9 de Abril de 1940 marcou o início da invasão nazi da Noruega, forçando o governo e o rei a fugir para o Reino Unido, onde ficaram exilados até a rendição da Alemanha, em 1945. 

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.