Alemanha. Autoridades investigam “provável atentado terrorista”

Um homem provocou vários acidentes na terça-feira à noite com o seu carro numa via rápida que atravessa Berlim. As investidas deixaram seis pessoas – três delas estão em condição crítica -,  num acto que o Ministério Público classificou de “provável atentado islâmico”.

“De acordo com o estado actual da investigação, trata-se de ataques dirigidos especialmente contra motociclistas”, afirma um comunicado do Ministério Público alemão.

“As declarações do suspeito depois dos actos sugerem uma motivação religiosa e islâmica, mas também existem indícios de instabilidade psicológica”, complementa o organismo.

A imprensa local informou que o homem que provocou os acidentes é um iraquiano de 30 anos, que gritou “Allahu akbar” (Alá é Grande) quando saiu de seu veículo, depois  de embater contra vários automóveis e motos às 18H30 locais.

“Que ninguém se aproxime. Ou  vão todos morrer”, ameaçou, de acordo com os relatos de testemunhas ao jornal Bild, ao ameaçar detonar um artefacto explosivo. O homem foi imediatamente detido pela polícia.

A circulação na vida rápida foi interrompida por várias horas, o que acabou por provocar um enorme congestionamento. A polícia verificou todas as caixas suspeitas deixadas pelo homem no seu veículo e nenhum artefacto explosivo foi encontrado.

As autoridades alemãs permanecem em alerta, sobretudo depois do atentado executado em 2016 em Berlim pelo Estado Islâmico (EI), quando um caminhão atropelou várias pessoas e deixou 12 mortos.

O ataque extremista foi o mais violento já cometido em território alemão.

Desde então, as autoridades impediram mais de 10 tentativas de atentados, dois deles em Novembro de 2019.

Desde 2013, o número de muçulmanos considerados perigosos na Alemanha multiplicou-se por cinco, sendo actualmente de 680.

A chanceler alemã, Angela Merkel, é acusada pela extrema-direita de ter contribuído para os atentados por ter promovido a abertura das fronteiras a centenas de milhares de refugiados e migrantes desde 2015.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.