Angola apreende templos da IURD

A justiça de Angola apreendeu vários templos e espaços de culto que pertencem a uma das igrejas mais importantes do Brasil, acusada de fraude e de actividades criminosas no país do sudoeste africano.

A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) tem oito milhões de membros no Brasil e está presente em mais de 100 países do mundo, com templos em pelo menos 12 Estados africanos.

No último ano, quase 300 bispos angolanos da IURD afastaram-dr da liderança brasileira, denunciando práticas contrárias à “realidade de Angola e da África” e acusando a igreja de sonegação fiscal.

As denúncias levaram a Procuradoria Geral de Angola a abrir um processo penal contra a IURD em Dezembro. O procurador-geral de Angola, Álvaro da Silva João, anunciou na sexta-feira a apreensão de sete templos da IURD no país: “Esta medida foi adoptada porque nos autos há indícios suficientes da prática de delitos como associação criminosa, fraude fiscal, exportação ilícita de capitais, abuso de confiança e outros actos ilegais”, afirmou o procurador, num comunicado.

Os responsáveis da IURD não comentaram até o momento a apreensão das suas propriedades. Antes, a igreja negou as acusações dos bispos angolanos, que chamou de “difamatórias”.

A tensão aumentou em Junho, quando um grupo de ex-membros da IURD assumiu o comando de mais de 80 templos na capital Luanda e nas províncias próximas.

Fundada pelo bispo evangélico Edir Macedo em 1977, a igreja já foi alvo de polémica pela sua suposta participação em actividades ilícitas em outros países, incluindo denúncias de redes de adopção ilegal em Portugal e outros países de língua portuguesa.

Macedo, dono de uma grande fortuna graças à organização, chegou a ser detido em 1992 sob acusações de charlatanismo e estelionato, que depois foram anuladas.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.