OMS. Comité de Emergência diz que pandemia se vai prolongar por muito tempo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou, no sábado que a pandemia do novo coronavírus será provavelmente “muito longa”, seis meses depois de declarar emergência global devido à disseminação do SARS-CoV2.

O Comité de Emergência da Organização Mundial de Saúde, que esteve pela quarta vez reunido na Suiça, deixou claro “que espera que a duração da pandemia de COVID-19 seja certamente muito longa”, informou a organização num comunicado.

A OMS também alertou para “o perigo de que se afrouxe a resposta num contexto de pressões socioeconómicas”: “O Comité de Emergência continua a avaliar como muito elevado o nível de perigo global [provocado] pela COVID-19”, informou o organismo na nota de imprensa.

“O Comité destacou que espera que a duração da pandemia de COVID-19 seja certamente muito longa e tomou nota da importância de se manter a resposta e os esforços das comunidades nacionais, regionais e globais”, acrescentou.

A pandemia provocou a morte de pelo menos 680.000 pessoas no mundo e infectou mais de 17,6 milhões, de acordo com a contagem feita pela AFP tendo por base fontes oficiais.

O Comité pediu ainda à Organização Mundial de Saúde que apoie os países no desenvolvimento de tratamentos e vacinas e também defendeu que haja maior transparência “na forma como se transmite o vírus, após as potenciais mutações, a imunidade e como se proteger”.

O comité, formado por 18 membros e 12 assessores, ratificou por unanimidade, como era previsto, que o vírus continua a representar uma urgência sanitária internacional.

A Organização Mundial de Saúde foi muito criticada por demorar a decretar o estado de urgência depois de o coronavírus ter sido registado pela primeira vez na China.

Os Estados Unidos, que acusaram a organização de ser um “fantoche” manipulado por Pequim, iniciou em Julho a sua retirada da organização.

Está previsto que o Comité de Emergência se volte a reunir daqui a três meses.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.