Peru. Mais de 900 mulheres desapareceram durante a quarentena

Mais de 900 mulheres, a maioria crianças e adolescentes, desapareceram no Peru durante os três meses e meio de quarentena decretada pelo Governo por causa da pandemia, um aumento em comparação com os números anteriores, informou na segunda-feira o Ministério Público peruano.

O desaparecimento de mulheres é um problema endémico no Peru. Antes do confinamento, eram relatados em média cinco casos por dia, mas o número subiu para oito durante a crise de saúde, de acordo com o Gabinete do Procurador.

“Durante a quarentena, de 16 de Março a 30 de Junho, 915 mulheres foram registadas como desaparecidas no Peru”, disse à AFP Eliana Revollar, defensora dos Direitos da Mulher. “É necessário apurar o que aconteceu com elas”, disse o advogado Walter Gutiérrez à rádio RPP.

Revollar afirmou que “os registos de meninas e adolescentes desaparecidas são os mais altos e excedem 70 por cento do número total”.

A activista informou ainda que, embora algumas mulheres tenham reaparecido mais tarde, por falta de um registo policial nacional, não se sabe quantas ainda estão desaparecidas.

De acordo com organizações não governamentais de natureza  feminista, a polícia e os investigadores do Ministério Público não costumam investigar estes casos porque acreditam que muitas delas saíram voluntariamente, sem considerar o alto número de feminicídios, o tráfico de seres humanos ou a prostituição forçada, dentro e fora do país. .

“Há resistência da polícia em pegar neste tipo de casos. Exigimos que o registo nacional de pessoas desaparecidas seja concluído”, disse Revollar.

Em Janeiro, um caso de grande repercussão foi de Solsiret Rodríguez, estudante universitária e activista contra a violência de género. Rodríguez desapareu há três anos e o seu paradeiro só despertou a atenção das autoridades quando o seu corpo mutilado foi encontrado em Lima.

Em 2019, 166 feminicídios foram registados no Peru e um décimo foram catalogados como desaparecimento. Nos primeiros dois meses da quarentena, 12 feminicídios e 26 tentativas não consumadas foram registados no Peru.

Além disso, 226 meninas e adolescentes foram vítimas de abuso sexual e 27.997 denúncias de violência doméstica foram realizadas por via telefónica, de acordo com o Ministério da Mulher.

A quarentena foi levantada a 30 de Junho em 18 das 25 regiões do Peru, incluindo Lima.

Com 33 milhões de habitantes, o Peru registou até domingo mais de 384.000 casos de coronavírus e 18.229 mortes. É o terceiro país com mais infecções e óbitos na América Latina, atrás do Brasil e do México.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.