Vacina chinesa com resultados promissores em testes em animais

Testes conduzidos em animais de uma eventual vacina contra a Covid-19 que está a ser desenvolvida por investigadores chineses mostram que o fármaco provoca uma reacção imunológica contra o novo coronavírus. Promissora, a vacina segue agora para a primeira fase de testes em humanos, de acordo com um estudo analisado pela comunidade científica.

A ARCoV é uma vacina de RNA mensageiro que usa uma tecnologia semelhante às vacinas que estão a ser desenvolvidas pela Moderna e pela BioNtech e a Pfizer. Trata-se da segunda vacina contra Covid-19 em potencial que a unidade de investigação apoiada pelo Exército Popular de Libertação submeteu à fase de testes clínicos.

Resultados de testes da ARCoV em ratos e macacos, publicados na revista médica Cell na quinta-feira, mostram que inoculações com uma e duas doses induziram reações imunológicas fortes e células T contra várias estirpes do vírus causador da Covid-19.

Mas os investigadores encarregados do teste dizem, ainda assim, que ainda não conseguiram perceber quanto tempo os anticorpos induzidos pela ARCoV podem durar ou quão forte pode ser a protecção para outras estirpes que provocam Covid-19 e que não foram testadas no estudo.

A ARCoV permanece estável a 25 graus Celsius durante pelo menos uma semana, disseram os investigadores, o que pode torná-la mais atraente para possíveis campanhas de imunização em populações difíceis de alcançar e em locais onde o armazenamento e o transporte nem sempre são confiáveis.

Embora nenhuma vacina contra a Covid-19 já tenha sido aprovada para venda, mais de 150 estão em desenvolvimento em todo o mundo com a meta de ajudar a acabar com a pandemia global que já reclamou mais de 600 mil vidas. Ainda não é lícito se alguma terá sucesso.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.