Com mais de dois milhões de infectados, Brasil a galope da tragédia

O Brasil superou na quinta-feira os dois milhões de casos de infecção pelo novo coronavírus e totaliza mais de 76.000 mortes, de acordo com dados oficiais. O ritmo a que a pandemia está a progredire não permite vislumbrar dias melhores no segundo país mais afectado pela Covid-19.

Nas últimas 24 horas, foram registadas 45.403 infecções de COVID-19, elevando o total para 2.012.151, informou o Ministério da Saúde. Também foram reportados 1.322 óbitos. As novas mortes fizeram subir o balanço para as 76.688 vítimas.

Desde 16 de Maio, o Brasil registou mais de 24 dias com mais de 30.000 casos novos de coronavírus, com 11 deles a superarem a casa dos 40.000 casos de infecção.

Apesar dos altos índices de contágios, os especialistas garantem que o número real de casos está a ser subestimado: “Dois milhões é um número simbólico, porque não temos testes em massa. Provavelmente há quatro ou cinco vezes mais. As medições mais pessimistas indicam até dez vezes mais”, declarou à AFP o infectologista Jean Gorinchteyn, do Instituto Emílio Ribas e do hospital Albert Einstein, de São Paulo. Por outro lado, o número médio de falecimentos diários mantém-se acima dos mil há cerca de um mês. O Brasil é o segundo país do mundo tanto em número de casos, como em número de mortes por COVID-19, atrás apenas dos Estados Unidos.

A taxa de infecção é de 9.575 pessoas por milhão de habitantes e a de mortes chega a 365 por milhão de habitantes. São números inferiores aos de muitos dos países mais atingidos pelo vírus, mas esconde contrastes regionais, numa nação de quase 212 milhões de habitantes e dimensões continentais.

Na região Norte, que inclui os estados da Amazónia, onde inúmeras comunidades indígenas vivem com baixa imunidade a vírus externos, a taxa de infecção é de 18.483 por milhão de habitantes e a taxa de mortalidade chega a 585 por milhão de habitantes. Em números absolutos, o estado com mais casos (402.048) e mais mortes (19.038) é o estado de  São Paulo, o mais populoso do país.

 A politização da tragédia

As tentativas de controlo da pandemia foram comprometidas no Brasil devido à politização do surto epidémico. O presidente Jair Bolsonaro faz uma campanha aberta pela sobrevivência económica do país contra os governadores e autarcas que impuseram medidas de isolamento.

A maioria dos estados flexibilizou o confinamento, uma medida prematura, no entender dos especialistas.

Jair Bolsonaro, que está em quarentena na residência oficial desde a semana passada, após ter contraído o vírus, reiterou nesta quinta-feira, no seu programa semanal ao vivo nas redes sociais, que “a falta de salário e trabalho matam mais que o vírus”.

Pandemia longe do fim

No mês passado, a taxa de infecções aumentou de 1,08 para 1,13 por pessoa contagiada, disse Gorinchteyn: “Em um a cada cinco [dos 27] estados brasileiros, a curva de casos ainda está em ascensão” e o mesmo acontece “em 20 por cento dos municípios”, acrescentou.

Esse número chega a 40 por cento na região norte e 60 por cento no sul, que há algumas semanas estava bastante preservado.

Esse aumento “deve-se à flexibilização prematura e existe a possibilidade de esses números aumentarem muito”, afirmou.

O especialista considera difícil visualizar uma redução na intensidade da crise de saúde: “Com a curva subindo em muitos municípios, levará pelo menos 4-8 semanas até que comece a cair”, defendeu.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.