Hong Kong. Nova geração assume batalha pela democracia nas urnas

Uma geração mais jovem e mais ousada de democratas da vizinha Região Administrativa Especial de Hong Kong obteve a maioria dos votos nas primárias organizadas pelos movimentos pró-democráticos da antiga colónia britânica. Os activistas preparam uma dura batalha eleitoral contra o campo pró-Pequim com o objectivo de garantir, em Setembro, o controlo do Conselho Legislativo.

O sucesso dos candidatos mais jovens nas primárias, organizadas pelo campo pró-democracia no fim-de-semana passado para escolher candidatos para a eleição dos 70 lugares do hemiciclo, chega num momento de ressentimento generalizado com a lei da segurança nacional imposta pela República Popular da China no mês passado.

Pequim considerou a votação ilegal e alertou que pode ter violado a nova lei de segurança, o que cria novos receios face ao escrutínio agendado para Setembro.

O proeminente activista Joshua Wong venceu na região pela qual é candidato, mas foi desqualificado em actos eleitorais no passado e pode vir a  enfrentar obstáculos semelhantes desta vez.

Wong alertou contra a tentação de uma eventual desqualificação abrangente dos candidatos escolhidos nas primárias, durante uma conferência de imprensa com 15 outros candidatos jovens que venceram nas respectivas circunscrições eleitorais.

“Se o governo optar pela repressão e desqualificar todos os candidatos que participaram nestas primárias, essa decisão vai causar mais revolta na comunidade internacional e vai incentivar ainda mais pessoas a votarem no campo pró-democracia em Setembro”, defendeu Wong.

Os 16 – todos, excepto um, com menos de 30 anos e vestidos com camisolas pretas – são parte do chamado campo de resistência e de movimentos ditos “localistas”. Os candidatos jovens ofuscaram os democratas tradicionais, que tinham conseguido vagas para 12 candidatos até a tarde de quarta-feira.

Os localistas, termo que designa aqueles que não se veem como chineses e se dedicam a preservar as liberdades da antiga colónia britânica, tendem a ser mais enfáticos do que os democratas tradicionais.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.