Coronavírus. Governo não vai impor quarentena nas fronteiras

O Governo assegurou este sábado, na conferência de imprensa de balanço às medidas excepcionais de contingência decretadas no início do mês, que não tenciona forçar quem entre no território a submeter-se a um período de quarentena. A informação foi avançada pelo Secretário para a Economia e Finanças, Lei Wai Nong.


“Imaginem os cerca de 10 a 20 mil residentes de Macau que vivem em Zhuhai. Como é que se impõe uma medida de controlo durante catorze dias?, inquiriu o titular da pasta da economia. “Temos de ponderar problemas mais concreto. Não se trata de um problema de residência na cidade de Zhuhai, mas sim um problema de família”, complementou o Governante, citado pela Rádio Macau.

Cerca de 56 mil pessoas cruzaram na sexta-feira os postos fronteiriços do território. O número esconde um aumento relativamente aos dias anteriores, mas o Executivo desvaloriza a questão  e assegura que os medidas tomadas pelo Governo no sentido de reduzir o movimento nas fronteiras estão a ter os efeitos desejados.

Apesar de no território, a disseminação do novo coronavírus estar aparentemente contida – há onze dias que não é detectado um novo caso em Macau – do outro lado das Portas do Cerco o número de infecções continua a subir. Na vizinha cidade continental de Zhuhai há há 95 confirmados. O director dos Serviços de Saúde, Lei Chin Ion, adiantou este sábado que nos próximos dias alguns dos sete pacientes que continuam internados no Centro Hospitalar Conde de São Januário deverão ter alta médica. Durante a conferência de imprensa esta tarde promovida a Secretária para os Assuntos Sociais e Cultura revelou que a concessionária de jogo Wynn Macau ofereceu na sexta-feira um milhão de máscaras ao Governo, no âmbito do esforço de contenção do surto epidémico.

Este sábado, o Hotel 13  – promovido em tempos como o mais luxuoso do mundo – também anunciou o encerramento temporário por falta de clientes. Com o fecho da unidade hoteleira, localizada em Seac Pai Van, o número de hotéis que interromperam a actividade subiu  para 29, adiantou Inês Chan. A representante da Direcção dos Serviços de Turismo na conferência de imprensa interdepartamental que o Governo tem vindo a organizar todos os dias desde o início da crise epidémico revelou também que dois residentes de Macau que se encontravam a bordo do cruzeiro que na sexta-feira atracou na cidade cambojana de Sihanoukville chegam esta noite a Hong Kong, num voo proveniente de Singapura.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.