As autoridades norte-coreanas decidiram suspender todas as rotas aéreas e ferroviárias com a China a partir desta sexta-feira. A decisão tem por objectivo impedir a propagação do coronavírus de Wuhan, disse o embaixador britânico em Pyonyang, Colin Crooks.
“A Coreia do Norte introduz mais restrições de viagens com todos os voos e comboios entre a DPRK [sigla em inglês para República Popular Democrática da Coreia]) e a China a serem suspensos a partir de 31 de Janeiro [sexta-feira] em resposta ao coronavirus”, escreveu o diplomata na rede social Twitter.
Essa nova medida soma-se às activadas nos últimos dias pelo país asiático para evitar o contágio.
Em 22 de Janeiro, o regime norte-coreano cancelou todas as viagens turísticas ao país e seis dias depois anunciou que todos os que chegassem da China ficariam em quarentena por um mês, embora se acredite que o período máximo de incubação do vírus são 14 dias.
O novo coronavírus já causou 213 mortos e infectou 9.692 pessoas, levando a Organização Mundial da Saúde a declarar a epidemia emergência de saúde pública internacional.
A OMS declarou emergência de saúde pública internacional o surto do novo coronavírus na China, que pressupõe a adopção de medidas de prevenção e coordenação à escala mundial.
Leave a Reply