Space X conclui com sucesso último teste antes de voos tripulados

A SpaceX conseguiu simular este domingo com sucesso a ejecção de emergência de astronautas de um foguete momentos depois do lançamento. O teste – o último antes do transporte de uma equipa da Nasa para a Estação Espacial Internacional (ISS) – foi transmitido em directo nas redes sociais.

O lançamento de testes, sem tripulação, foi iniciado às 10H30 locais no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, com a descolagem de um foguete Falcon 9, no qual foi acoplado a nova cápsula da SpaceX, a Crew Dragon.

Um minuto e 24 segundos depois da descolagem, a uma altitude de aproximadamente 19 quilómetros sobre o Atlântico e enquanto o foguete viajava a 1.500 km/h, foi activada uma sequência de abandono para simular uma anomalia. A cápsula ligou os seus potentes propulsores SuperDraco para expulsar os astronautas do foguetão e afastar-se dele o mais rapidamente possível.

No âmbito de uma missão tripulada, a manobra salvaria os astronautas que se encontram dentro do Dragon, caso o foguetão viesse a ter algum problema ou seguisse uma trajetória errada.

Pouco após o brusco desacoplamento, o foguete desintegrou-se  numa bola de fogo, algo que a SpaceX tinha advertido que poderia acontecer. A Crew Dragon continuou sozinha o seu curso a 40 quilómetros de altitude, antes de cair naturalmente no Oceano Atlântico.

Os quatro gigantescos para-quedas da cápsula abriram-se para  refrear a queda e amarar no Atlântico, onde equipes de resgate tinham sido previamente posicionadas. Nove minutos depois da descolagem, a Crew Dragon pousou no oceano, aparentemente sem danos.

A análise da cápsula e os dados de voo confirmarão se tudo correu bem e se o veículo é considerado confiável para transportar astronautas.

No entanto, o director executivo da SpaceX, Elon Musk, antecipou numa conferência de imprensa que os dados iniciais indicam que o teste tinha decorrido de forma perfeita. Musk acrescentou que o próximo voo da cápsula Crew Dragon será o primeiro com astronautas a bordo e que poderá ser realizado no segundo trimestre deste ano: “Isto representa o regresso dos astronautas americanos ao espaço a bordo de foguetões norte-americanos a partir de território americano”, disse na mesma conferência de imprensa o administrador da NASA, Jim Bridenstine.

O desenvolvimento aparentemente normal deste perigoso teste é uma excelente notícia para a SpaceX e para a Agência Espacial norte-americana, que precisa de certificar com urgência um veículo que leve os seus astronautas à ISS ainda este ano.

Desde 2011, os Estados Unidos da América viram-se obrigados a enviar os seus astronautas em foguetes russos Soyuz, os únicos que têm a capacidade de transportar tripulantes, depois dos vaivéns espaciais norte-americanos terem ficado inoperacionais.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.