Omã. Ministro da Cultura presta juramento como novo sultão

O ministro do Património e da Cultura de Omã – primo do sultão Qabus bin Said, que morreu na sexta-feira à noite – prestou este sábado juramento como novo sultão do país, anunciou o governo omanita.

“Haitham ben Tarek prestou juramento como novo soberano (…) depois de uma reunião da família real que validou a escolha (de um sucessor feita pelo defunto) sultão”, escreveu o Governo de Omã na rede Twitter.

Um comentador da televisão pública de Omã precisou que a família real tinha decidido abrir uma carta na qual o sultão Qabus bin Said, que não tinha filhos ou irmãos, designou o seu sucessor. De acordo com a constituição de Omã, a família real também podia, nos três dias que se seguiram à morte do sultão, escolher um sucessor.

O sultão Qabus bin Said de Omã morreu na sexta-feira à noite com 79 anos depois de meio século de reinado, anunciou a agência de notícias oficial.

Sem pormenores sobre a causa de morte, a agência indicou que foram decretados três dias de luto, com paragem do sector público e privado, e um período de 40 dias durante o qual as bandeiras vão permanecer a meia haste.

O sultão sofria há vários anos de uma doença que nunca foi tornada pública. O estado de saúde do monarca era uma questão muito sensível e mantida em segredo, à excepção de algumas viagens ao estrangeiro para exames ou tratamentos médicos.

Qabus chegou ao poder em 1970, depois de afastar o pai Said bin Taimur num golpe palaciano, e a ele é atribuída a modernização e desenvolvimento do país árabe, que conta com grandes reservas de petróleo tal como os vizinhos do golfo Pérsico.

Ao longo do seu reinado, o sultanato manteve-se afastado dos conflitos no golfo e no Médio Oriente, mantendo uma posição neutral entre o eixo sunita, liderado pela Arábia Saudita, e o xiita, encabeçado pelo Irão. Embora de baixa intensidade, foi o primeiro Governo do golfo Pérsico a estabelecer laços com Israel.

Haitham ben Tarek, de 65 anos, um apaixonado pelo desporto, ocupou o posto de sub-secretário do ministério dos Negócios Estrangeiros para os assuntos políticos, antes de se tornar ministro do Património e da Cultura em meados dos anos 1990.

O novo sultão também foi o primeiro dirigente da Federação de Futebol de Omã no início dos anos 1980.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.