Vítor Sereno recebe hoje Prémio de diplomata económico do ano

Fotografia: Marco Carvalho/Expediente Sínico

O antigo Cônsul Geral de Portugal em Macau,  Vitor Sereno, recebe esta segunda-feira em Lisboa o Prémio da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP) para o diplomata económico do ano, premiando o trabalho desenvolvido em sete países da África Ocidental, incluindo a Costa do Marfim e o Senegal.

“É uma honra e uma responsabilidade, sou o mais novo de sempre a receber este prémio, é uma responsabilidade acrescida receber o Prémio Francisco de Melo e Torres enquanto embaixador responsável pelo Senegal, Gâmbia, Guiné-Conacri, Serra Leoa, Burkina Faso e Libéria”, disse Vitor Sereno, em declarações à agência Lusa.

Para o diplomata, a entrega do prémio mostra “uma mudança de paradigma geracional” e o reconhecimento do trabalho de “lóbi” feito pela embaixada: “Nós trabalhamos, o lóbi institucional, nós, representações internacionais de Portugal, não temos de ter medo de dizer que fazemos lóbi todos os dias pelas empresas portuguesas na região”, defendeu Vitor Sereno, que antes de ir para Dakar, em Setembro de 2018, esteve destacado nas missões portuguesas em Roterdão, Estugarda e Macau, entre outras.

A relação comercial entre Portugal e estes países africanos aumentou significativamente nos últimos anos, de acordo com o embaixador. Vítor Sereno destaca as “enormes oportunidades para as empresas portuguesas” que queiram apostar na região.

“Entre 2018 e 2019, o investimento directo português nestes países passou de 74 milhões de euros para 180 milhões de euros, representando um aumento de 143 por cento, e o volume de negócios aumentou de 80 milhões de euros em 2018 para 190 milhões no ano passado, ou seja, subiu 237 por cento”, destacou o diplomata, não escondendo que, apesar das oportunidades, a região tem riscos.

“Há quatro grandes riscos na minha zona, desde logo a presença em força de grandes economias, como a China, a Turquia, e a França, que é incontornável, as dificuldades aduaneiras em certos produtos, como o vinho, o elevado preço do crédito bancário e um desconhecimento generalizado destes mercados pelas empresas portuguesas”, salienta.

 Vitor Sereno pretende melhorar tais aspectos com a organização de missões empresariais e a presença em feiras e exposições de carácter comercial. Sobre o Senegal, país onde reside, o embaixador destaca que é um país muito apetecível, sendo uma das economias em mais rápido crescimento e com estabilidade política e segurança jurídica: “A Costa do Marfim e o Senegal são das economias mais fortes do continente, o Senegal em 2019 foi a quinta maior a crescer em África e vai entrar no top 3 de certeza”, disse, destacando que “como diz o ministro dos Negócios Estrangeiros local, no Senegal vota-se ao domingo e trabalha-se normalmente à segunda-feira”.

Além da estabilidade política, Vitor Sereno salienta ainda os 12 mil milhões de euros em investimentos ao abrigo do plano Senegal Emergente, “que são oportunidades para os empresários portugueses na construção e obras públicas, agro-indústria, metalomecânica, energia e infra-estruturas logísticas”.

Criado pela Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP) o prémio, na sua sétima edição – e que será entregue no Seminário Diplomático, hoje, às 17:00 no Museu do Oriente – distingue o chefe de missão diplomática que, ao longo do ano, se tenha destacado no desenvolvimento e apoio à internacionalização de empresas portuguesas e na captação do investimento estrangeiro, contribuindo para o crescimento da economia portuguesa, segundo a organização.

O júri é presidido pelo embaixador António Monteiro, contando ainda com Bruno Bobone, presidente da CCIP, Paulo Portas, vice-presidente e Miguel Horta e Costa, membro da direcção. Tem o valor de 25 mil euros, destinado a acções de apoio à internacionalização das empresas portuguesas e na captação de investimento estrangeiro, contribuindo deste modo para a melhoria do desempenho da Missão Diplomática premiada, conclui a informação da CCIP.

A CCIP é a associação empresarial mais antiga do país tendo como missão de apoiar as empresas no seu crescimento e expansão para os mercados estrangeiros, afirmando-se, assim, como parceira privilegiada para a internacionalização da economia nacional e promovendo igualmente a ligação entre as Pequenas e Médias Empresas e as grandes empresas, e preside, há 80 anos, à delegação portuguesa da ICC – Câmara de Comércio Internacional que é a maior organização associativa empresarial do mundo, presente em 130 países.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.