Manila preparada para retirar mais de sete mil emigrantes do Médio Oriente

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, ordenou às forças de segurança que se preparem para a possível retirada de cerca de 7.600 emigrantes filipinos no Iraque e no Irão. Neste momento, cerca de seis mil filipinos vivem no Iraque e perto de 1.600 estão no Irão, indicou, em comunicado, o porta-voz do Ministério da Defesa, Arsenio Andolong.

Rodrigo Duterte convocou, no domingo, uma reunião de emergência com o ministro da Defesa, Delfin Lorenzana, o chefe das Forças Armadas, Felimon Santos, e o chefe da polícia, Archie Gamboa, para debater o plano de contingência: “O Presidente ordenou às Forças Armadas que preparem os activos aéreos e navais para trazer para casa os nossos compatriotas, no caso de se iniciarem hostilidades abertas no Médio Oriente que possam pôr em perigo as suas vidas”, explicou Andolog.

No sábado, o Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, ameaçou atacar 52 alvos no Irão, no caso de eventuais represálias pelo assassínio do general iraniano Qassem Soleimani, num ataque aéreo na sexta-feira, em Bagdade.

O Irão prometeu vingança e anunciou no domingo que deixará de respeitar os limites impostos pelo tratado nuclear de 2015.

O secretário da Justiça filipino, Menardo Guevarra, adiantou que, juntamente com o Gabinete de Imigração, está a estudar a possibilidade de proibir o envio de trabalhadores filipinos para o Irão, o Iraque e a Líbia. Ao todo, 1,2 milhões de filipinos trabalham no Médio Oriente, indicou o Congresso de Sindicatos das Filipinas.

Perto de dez milhões de filipinos são trabalhadores emigrantes e o envio das remessas representa perto de 10 por cento da riqueza do arquipélago.

Os trabalhadores filipinos no Médio enviaram remessas no valor de 6,7 milhões de dólares (cerca de seis milhões de euros) em 2018 e cinco milhões (cerca de 4,5 milhões de euros) entre Janeiro e Outubro passado, de acordo com dados oficiais.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.