China encarcera defensores dos direitos humanos

Uma organização não-governamental (ONG) denunciou esta quinta-feira a detenção na República Popular da China, nos últimos dias, de uma dezena de advogados e de activistas dos direitos humanos, na sequência de um encontro realizado em meados de Dezembro.

A Chinese Human Rights Defenders (CHRD) indicou que, entre os detidos, conta-se o advogado Ding Jiaxi, um dos mais proeminentes membros do chamado Movimento dos Novos Cidadãos, um grupo cívico conhecido pela campanha de combate à corrupção.

De acordo com a ONG, Ding foi detido em 26 de Dezembro, em Pequim, sem qualquer ordem judicial, depois de a polícia ter entrado em casa e confiscado o telemóvel, computador e outros objectos pessoais do advogado.

Em 2012, Ding Jiaxi tinha sido condenado a três anos e meio de prisão por “distúrbio da ordem pública”. O advogado saiu em liberdade em Outubro de 2016.

O professor universitário Zhang Zhongshun e o activista Dai Zhenya foram também detidos e acusados de “incitar à subversão do poder do Estado”, uma acusação frequentemente utilizada pela justiça chinesa contra dissidentes e activistas dos direitos humanos.

Entre os detidos, contam-se ainda o activista Li Yingjun e o advogado Huang Zhiqiang. Nos últimos dias, a polícia chinesa deteve ainda o activista Wei Xiaobing por supostamente ter distribuido ‘t-shirts’ com palavras de ordem de apoio aos protestos de Hong Kong.

A CHRD exigiu a libertação imediata dos detidos e lembrou a Pequim que a Constituição chinesa afirma que todos os cidadãos do país têm direito a reunir-se pacificamente.

De acordo com a organização, a rusga teve como alvo os participantes de um encontro de activistas de direitos humanos e de advogados na cidade de Xiamen, na província de Fujian, no dia 13 de Dezembro, que contou com a presença de cerca de 20 pessoas.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.