Coreia do Norte. Kim Jong-un anuncia fim da moratória sobre ensaios nucleares

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, anunciou na terça-feira o fim da moratória sobre os ensaios nucleares e sobre os ensaios de mísseis balísticos intercontinentais firmada por Pyongyang, referiu na quarta-feira a agência estatal norte-coreana KCNA.

“Não temos qualquer motivo para continuar ligados unilateralmente a este compromisso”, indicou a KCNA num texto recebido em Seul, numa referência às declarações de Kim Jong-un perante responsáveis do seu partido no poder. “O mundo vai descobrir num futuro próximo uma nova arma estratégica que a Coreia do Norte possui”.

Kim tinha declarado em 2018 que a Coreia do Norte não necessitava de ensaios nucleares e de ensaios de mísseis balísticos intercontinentais. As suas declarações de quarta-feira parecem contrariar a diplomacia nuclear dos dois últimos anos, com o Presidente norte-americano, Donald Trump, a evocar regularmente a “promessa” do líder norte-coreano.

No entanto, as conversações entre as duas capitais estão num aparente impasse, após o falhanço de uma cimeira Kim-Trump que deveria ter decorrido em Fevereiro em Hanói.

Perante o comité central do seu Partido dos Trabalhadores, Kim indicou claramente que a Coreia do Norte está preparada para continuar a ser alvo do regime de sanções internacionais para preservar a sua capacidade nuclear: “Os Estados Unidos da América formulam exigências contrárias aos interesses fundamentais do nosso Estado e adoptam um comportamento criminoso”, disse, citado pela KCNA.

Washington “promoveu dezenas de exercícios militares conjuntos [com a Coreia do Sul] que o Presidente [Donald Trump] prometeu suspender”, enviou ao Sul equipamento militar de alta tecnologia e reforçou as sanções contra o Norte, acrescentou.

“Jamais venderemos a nossa dignidade”, assegurou, antes de prometer uma “acção siderante para fazer pagar [aos Estados Unidos] o preço da dor infligida ao nosso povo”.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.