Itália. Klimt roubado em 1997 aparece no jardim do museu de Piacenza

Uma pintura roubada há 22 anos, muito provavelmente da autoria do célebre pintor austríaco Gustav Klimt foi encontrada por acaso nos jardins do museu de Piacenza, no noroeste da Itália, de onde tinha sido roubada em 1997.

Para o diretor da galeria pública Ricci Oddi, a pintura encontrada no jardim da instituição, dentro de um saco de lixo, é provavelmente a roubada em 1997, obra de Klimt: “Tenho quase certeza”, afirmou à AFP Massimo Ferrari, director da galeria. O quadro “Retrato de uma dama” desapareceu em Fevereiro de 1997 da galeria durante as obras de renovação de que o espaço foi alvo.

O roubo gerou grande indignação internacional, e por isso as autoridades decidiram submeter a pintura encontrada a uma análise especializada para comprovar se a obra agora encontrada é ou não a original: “Levará tempo a determinar a origem da pintura”, advertiu. “O que mais nos interessa é determinar se é a original, mais que a investigação do roubo. Temos sinais positivos, estamos optimistas”, explicou Ferrari.

Tudo parece indicar que o selo com lacre do museu que aparece na parte posterior do quadro confirma que se trata do original. O valor estimado da obras é de cerca de 60 milhões de euros.

Ferrari deverá falar nos próximos dias com a equipa do Ministério Público italiano encarregada de investigar o caro e fornecer mais detalhes sobre a obra roubada.

A pintura foi descoberta dentro de um saco de lixo, num pequeno compartimento que esteve durante anos tapado por vegetação,

Os jardineiros do Museu de Piacenza descobriram a pintura sem a moldura dentro de um saco de lixo enquanto estavam a realizar a limpeza da hera que cobre um dos muros do jardim.

O saco com a obra estava dentro de um nicho pequeno, com porta, geralmente usado para ventilação, revelaram às autoridades.

De acordo com a polícia local é possível que os ladrões tenham colocado o quadro no nicho para o recuperar mais tarde, mas devido ao clamor gerado acabaram por abandonar a pintura, já que se tornou uma obra difícil de ser vendida.

A obra, de 55×65 cm, é famosa na Itália desde 1996, quando uma estudante de história da arte, Claudia Maga, descobriu debaixo da pintura outro retrato escondido.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.