Festival da Lusofonia. Cantora guineense internada com malária (c/vídeo)

Fotografia: Público

A cantora e compositora guineense Karyna Gomes foi este sábado internada no Centro Hospitalar Conde de São Januário, depois de ter sido diagnosticada com malária. A informação foi avançada pela Direcção dos Serviços de Saúde e confirmada pelo Expediente Sínico junto da comunidade guineense radicada no território.

A artista, de 43 anos, reside em Lisboa, mas terá contraído a doença durante uma viagem recente à Guiné-Bissau, onde se deslocou para visitar familiares. Filha de pai guineense e mãe cabo-verdiana, Karyna Gomes representou a Guiné-Bissau na edição de 2019 da Semana Cultural da China e dos Países Lusófonos, certame no âmbito do qual estavam previstos vários concertos. A cantora ainda actuou na Doca dos Pescadores, a 11 de Outubro, mas já não participou no espectáculo previsto para a última quarta-feira no Largo do Senado, disse ao Expediente Sínico fonte da Associação dos Guineenses, Naturais e Amigos da Guiné Bissau.

Acometida de febre, fadiga e dores musculares, Karyna Gomes recorreu a uma clínica privada, mas o agravamento do quadro clínico obrigaram a artista a recorrer aos serviços do hospital público. A cantora e compositora foi ao Centro Hospitalar Conde de São Januário para receber tratamento médico devido à febre alta, tendo sido submetida a testes sanguíneos. As análises laboratoriais confirmaram a presença de malária.

Dado o historial de viagem, o caso – o primeiro registado este ano no território – foi considerada pela Direcção dos Serviços de Saúde como um caso importado de malárias. Os restantes músicos que acompanharam Karyna Gomes na deslocação ao território ainda apresentaram nenhum sintoma semelhante.

A malária é uma doença infecciosa grave e fatal, causada pelos protozoários parasitas do género Plasmodium. A infecção ocorre frequentemente em regiões com clima quente, como as regiões tropicais e subtropicais de África, da América Latina e do Sudeste Asiático.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.