Descoberto fresco de gladiador em Pompeia

Um vívido fresco de um gladiador com armadura em pose de celebração e do seu oponente ferido foi descoberto na antiga cidade romana de Pompeia. A informação foi avançada pelo Ministério da Cultura da Itália esta sexta-feira.

A figura em dourado, azul e vermelho foi descoberta no que os especialistas acham que era uma taberna frequentada por gladiadores, que lutavam entre si, com prisioneiros e com animais selvagens para entretenimento do público romano.

Um lutador que usa um capacete de aba larga e pluma, ergue um escudo rectangular na mão esquerda, enquanto empunha uma espada curta na direita.

No chão, ao lado dele, encontra-se o escudo do derrotado, que sofreu ferimentos profundos e está ensanguentado: “O que é particularmente interessante é a representação extremamente realista das feridas, como as que o lutador apresenta no pulso e no peito, das quais escorre sangue”, disse Massimo Osanna, director do parque arqueológico de Pompeia.

O fresco – que mede 1,12 metro por 1,5 metro – foi encontrado durante escavações num antigo porão.

Um dos locais turísticos mais visitados da Itália, a antiga cidade romana de Pompeia foi sepultada pela erupção do Vesúvio no ano 79 da nossa era.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.