Baleia-corcunda encontrada morta no rio Tamisa

A baleia-corcunda avistada esta semana no rio Tâmisa foi encontrada morta a leste de Londres. Com uma envergadura de quase dez metros, o animal vai ser submetido a uma autópsia para que um grupo de cientistas possa determinar as causas da morte do cetáceo.

A baleia ficou retida em águas rasas na localidade de Greenhithe, em Kent, na terça-feira, e foi rebocada durante a noite até instalações portuárias situadas em Gravesend.

“Era maior do que o barco-patrulha em que eu viajava, sem dúvidas”, disse Martin Garside, porta-voz do Porto de Londres, entidade que ajudou no transporte da baleia.

A Sociedade Zoológica de Londres possui um Programa de Investigação de Cetáceos que vai procurar perceber porque razão o mamífero subiu o rio e apurar as causas da morte do animal.

A baleia-corcunda encontrada em Greenhithe foi a quinta de sua espécie a ser vista na costa do Reino Unido este ano, superando a média anual de um ou dois registos.

Após a suspensão do comércio de baleias em 1986, a população de baleias-corcunda tem vindo a crescer. Com o aumento do número de animais, aumenta também aumenta o risco dos animais ficarem encalhados, embora se tenha registado também um aumento nos casos de mortalidade relacionados com actividades humanas, como a navegação e a pesca.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.