Implantes neurológicos. Elon Musk quer ligar cérebros e computadores

O empresário Elon Musk adiantou na noite de terça-feira que a sua startup Neuralink está a fazer progressos na construção de um interface que conecta o cérebro a computadores. A nova tecnologia deve começar a ser testada em pessoas no próximo ano.

“Podemos estabelecer um interface completo entre cérebro-máquina”, afirmou Elon Musk ao lado de funcionários da Neuralink durante um evento que se realizou em São Francisco. O certame serviu para que a empresa desse a conhecer os avanços que alcançou e ainda para recrutar quadros técnicos qualificados nos campos do software, da robótica, da neurociência, entre outros.

“O projecto pode alcançar o que eu qualificaria de uma simbiose com a inteligência artificial”, disse Musk, empreendedor que também lidera a Tesla e a SpaceX.

Musk diz que um elo que una as mentes às máquinas é vital se as pessoas não querem ser surpreendidas pela inteligência artificial. No entender do empreendedor, a inteligência artificial ameaça os humanos com o risco de serem relegados a um papel de “gatos domésticos”.

A Neuralink deu a conhecer a primeira versão de um pequeno sensor que pode ser implantado no cérebro através de uma pequena incisão feita por um robot especialmente construído para executar a tarefa de alta precisão.

“São minielectrodos. O robot implanta-os de um modo muito delicado”, explicou Musk, salientando que podem existir milhares desses eletrodos conectados ao cérebro.

“É algo que não será agressivo, que funcionará bem e não requer conexões físicas”, acrescentou o patrão da Tesla. 

O chip comunica por via aérea com um tipo de aparelho auditivo que envia informações para um aplicativo de smartphone, de acordo com a Neuralink.

Por enquanto, o objetivo é que uma pessoa com implantes possa controlar o telefone com o pensamento, mas a tecnologia pode eventualmente ser estendida a outros dispositivos, como braços robóticos: “Tem um tremendo potencial”, sustenta Musk. “Esperamos poder testar esta tecnologia num paciente humano antes do final do próximo ano”.

De acordo com um neurocirurgião que integra os quadros da Neuralink, um dos primeiros objectivos da nova tecnologia é tratar pacientes com doenças neurológicas.

Mas, a longo prazo, o objectivo é tornar os implantes tão seguros, confiáveis e simples que possam entrar no campo da cirurgia electiva para aqueles que queiram capacitar o cérebro com o poder de um computador.

Musk assegura que a meta é que colocar um dos novos implantes no cérebro seja um procedimento tão simples quanto uma cirurgia aos olhos feita com recurso a laser.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.