Egipto abre duas novas pirâmides ao público

As autoridades egípcias permitiram este sábado que os turistas acedam a duas pirâmides em Dahshur, no sul do Cairo. Ao alcance dos visitantes está também, e desde ontem, uma coleção de sarcófagos, alguns com múmias em bom estado de consevação.

Uma pirâmide construída pelo faraó Sneferu, fundador da quarta dinastia dos faraós do Egipto, e uma outra vizinha, estão desde sábado abertas ao público pela primeira vez desde 1965, anunciou o Ministro egípcio das Antiguidades, Jaled al Anani.

Durante escavações arqueológicas conduzidas em Dahshur, “foram descobertos sarcófagos em pedra, argila e madeira, alguns deles com múmias em bom estado”, acrescentou o ministro.

Um muro antigo, com 60 metros de comprimento, ao sul de uma das pirâmides, a do faraó Amenemhat II, também foi encontrado, de acordo com o governante.

Próximo do local, foram encontradas máscaras mortuárias e ferramentas para talhar pedras, que datam da época do Baixo Egipto, compreendida entre 750 e 332 a.C.

De há alguns anos a esta parte, as autoridades egípcias têm por hábito dar a conhecer descobertas arqueológicas com o objectivo de estimular o turismo, afectado pela instabilidade política e os atentados registados após a revolução egípcia de 2011.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.