
As autoridades filipinas anunciaram esta quarta-feira a detenção de um fugitivo japonês, de 28 anos. Romi Hoshino é considerado o maior ladrão digital de manga do mundo, acusado de causar prejuízos ao sector de mais de 2.600 milhões de euros.
Romi Hoshino dirigiu, entre Janeiro de 2016 e Abril de 2018, o site “Manga Mura”, no qual disponibilizou ilegalmente cerca de 60 mil séries de Manga e novelas gráficas japonesas.
De acordo com as autoridades, o portal japonês recebia uma média de 100 milhões de visualizações mensais.
O japonês, conhecido no mundo ‘online’ como “Zakay Romi”, foi detido no domingo no Aeroporto Internacional de Manila, quando tentava embarcar num voo para Hong Kong, informou o Departamento de Imigração das Filipinas.

Perante as indicações de que Hoshino poderia estar escondido nas Filipinas, a embaixada do Japão em Manila pediu ajuda às autoridades filipinas para o localizar, uma operação que foi realizada com a ajuda da Interpol em Tóquio.
“A sua presença no país é um risco para a segurança pública”, disse o comissário do Departamento de Imigração, Jaime Morrente.
Hoshino tem nacionalidade alemã e israelita e, por essa razão, a embaixada japonesa já entrou em contacto com a missão diplomática alemã em Manila para o deportar para o Japão, explicou Jaime Morrente.
Leave a Reply