Um ano e nove meses de prisão para atacante de Jorge Menezes

Fotografia: Macau News Agency

O Tribunal Judicial de Base condenou esta sexta-feira um cidadão chinês de 45 anos e de apelido Yan a um ano e nove meses de prisão por um ataque da máfia chinesa em 2013 contra o advogado Jorge Menezes. O outro suspeito foi absolvido.

“Ficou provado que os agressores pertenciam a uma máfia chinesa” pelo ‘modus operandis’, disse. Em 2013 Jorge Menezes foi atacado por dois homens com um tijolo perto da sua casa na companhia do seu filho.

“Técnicas típicas de máfias chinesas” por “um mandante de Macau”, acusou o advogado, acrescentando que desconfia que “o mandante é uma pessoa demasiado importante e que não houve vontade de investigar”.

Jorge Menezes criticou ainda o Ministério Público que, na sua opinião, demonstrou sempre pouca vontade em investigar aquele que terá sido o autor moral do ataque: “Nunca o Ministério Público me chamou para prestar declarações, nunca vieram saber que processos é que eu tinha”, disse, afirmando não ter dúvidas que o ataque foi efectuado com o objetivo de o “incapacitar de trabalhar”.

“O que me preocupa não são os dois homens, é o mandante porque pode ordenar outra vez um ataque contra mim ou contra outra pessoa”, explicou Jorge Menezes, em declarações à agência Lusa.

O advogado português considerou ainda que este é um caso de especial gravidade, uma vez que o objetivo era o de “influenciar com o decurso normal da justiça”, sem especificar que caso esteve na origem das agressões, alegando não ter provas para o fazer.

Nenhum dos dois homens esteve presente em tribunal, sendo que o condenado – que terá fugido para o Continente –  só cumprirá a pena caso entre em Macau, visto que não existe acordo de extradição com a República Popular da China.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.