Filipinas. Intoxicação alimentar ensombra 90º aniversário de Imelda Marcos

Mais de 250 pessoas foram hoje levadas para hospitais de Manila, capital das Filipinas, com suspeitas de intoxicação alimenta. Os pacientes  tinham em comum a participação na festa de comemoração do 90.º aniversário da ex-primeira-dama Imelda Marcos.

Cerca de 2.500 amigos e apoiantes da família Marcos reuniram-se para a ocasião num estádio em Manila, contudo centenas de convidados apresentaram sintomas de indisposição e começaram a vomitar, tendo sido levados por ambulâncias, segundo a Cruz Vermelha filipina.

“As nossas ambulâncias transportaram pessoas para o hospital com queixas de tonturas e vómitos. Aparentemente foram vítimas de intoxicação alimentar”, indicou Richard Gordon, presidente da Cruz Vermelha das Filipinas.

De acordo com o Ministro da Saúde, Francisco Duque, 260 pessoas ficaram doentes durante a festa, onde foram servidos diferentes menus e distribuídas garrafas de água com o nome da viúva do ex-presidente das Filipinas.

Bongbong Marcos, filho de Imelda Marcos, pediu desculpas e prometeu ajudar aqueles que ficaram doentes até que recuperassem totalmente.

Em Novembro de 2018, Imelda Marcos, foi condenada a penas de prisão que podem ir até 77 anos depois de ter sido declarada culpada de sete crimes de corrupção.

Em causa está o desvio de 200 milhões de dólares do erário público, através de fundações criadas em seu nome na Suíça, quando ocupava o cargo de Governadora de Manila (1975 -86).

Ferdinand e Imelda instauraram um regime ditatorial nas Filipinas, entre 1965 e 1986, tendo o presidente sido destituído por uma revolta popular pacífica, que os levou ao exílio.

O ex-presidente faleceu no Hawaii em 1989 e a viúva e os filhos regressaram ao país em 1992, tendo, desde então, sido acusados em 400 processos judiciais sem qualquer condenação até à sentença em Novembro.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.