Sibéria. Urso polar entregue a Jardim Zoológico para tratamento

O urso polar que foi esta semana recolhido depois de se ter perdido e de ter ido parar à cidade siberiana de Norilsk, a centenas de quilómetros do seu habitat natural, no Árctico, foi transportada para um Jardim Zoológico da cidade siberiana de Krasnoyarsk na sexta-feira, onde deverá receber tratamento.

O animal, uma fêmea de dois anos apareceu, esfomeada e exausta, em Norilsk, cidade do norte da Rússia que abriga uma das maios minas de níquel do planeta.

O urso polar adoeceu e quase morreu depois de ter sido descoberto à procura de alimento numa pilha de lixo nos subúrbios da cidade. O animal precisava de tratamento urgente, disse a petroleira Rosneft, que actua na região, em comunicado.

    A empresa disse que contribuiu para a operação de transporte do urso entre Norilsk e Krasnoyarsk: “A ursa está a receber todo o tratamento necessário e alimentação saudável”, informou.

    A mudança climática tem vindo a criar danos irreversíveis nas calotes polares

que constituem a característica mais evidente do habitat dos ursos polares. As alterações tem vindo a obrigar os animais a procurar alimentos em terra com maior frequência, o que os coloca em contacto com pessoas e áreas habitadas.

    Não ficou claro como é que o animal foi parar a Norilsk, mas Oleg Krashevsky, especialista local em vida selvagem que viu filmou o animal nos arredores da cidade, disse que é possível que o animal tenha, pura e simplesmente, se perdido. Krashesky explicou que o urso estava com os olhos humedecidos e que parecia evidente que o animal não vê bem.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.