
A taxa de inflação no território subiu 2,69 por cento em Maio, em termos anuais homólogos, indicam dados oficiais esta sexta-feira divulgados. De acordo a Direção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC), o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) registou uma descida de 0,08 pontos percentuais em relação ao mês de Abril (+2,77 por cento).
O encarecimento dos preços registado em Maio ficou a dever-se ao aumento dos preços das refeições adquiridas fora de casa, dos automóveis, da gasolina, da fruta e das rendas de habitação, de acordo com o comunicado da Direcção dos Serviços de Estatísticas e Censos.
As autoridades sublinharam que os índices de preços da educação e dos transportes cresceram significativamente, 5,9 por cento e 4,88 por cento, respectivamente, em relação ao mesmo mês de 2018.
O IPC geral médio dos 12 meses terminados no mês de referência, em relação aos 12 meses imediatamente anteriores, subiu 3,07 por cento, sobretudo devido aos preços dos transportes (+5,56 por cento), da educação (+5,48 por cento) e do vestuário e calçado (+5,27 por cento).
Leave a Reply