Seul oferece a Pyongyang 4,5 milhões de dólares para combater a seca

A Coreia do Sul doou à Coreia do Norte, através do Programa Alimentar Mundial (PMA), 4,5 milhões de dólares em dinheiro e 50 mil toneladas de arroz para combater os problemas alimentares gerados pela seca que o país sofre. A informação foi esta semana avançada pelo porta-voz da organização em Genebra.

Trata-se da maior doação do Governo sul-coreano com mediação do Programa Alimentar Mundial desde 2008, sublinhou o porta-voz Herve Verhoosel, que indicou que a ajuda vai ajudar para para alimentar entre 1,5 e 2 milhões de crianças, mulheres grávidas e lactantes.

O programa das Nações Unidas estima, no entanto, que são necessárias 300 mil toneladas de alimentos, num valor aproximado de 275 milhões de dólares, para  responder às necessidades humanitárias na Coreia do Norte em consequência da seca, a pior com que o isolado país  se depara em quase 40 anos.

Cerca de 10,1 milhões de pessoas, quase metade da população norte-coreana, sofre com a falta de alimentos, lembrou Verhoosel em comunicado.

A Coreia do Sul já anunciou em meados de Maio que vai doar 8 milhões de dólares em ajuda humanitária ao território norte-coreano através de organismos internacionais.

Seul aprovou originalmente o pacote de ajuda em 2017, mas os contínuos testes nucleares e balísticos norte-coreanos, a activação de sanções internacionais e a falta de avanços na desnuclearização norte-coreana impediram que o Governo sul-coreano completasse a doação.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.