OMC. Washington pede suspensão de disputa com a China

Washington pediu esta sexta-feira a suspensão da disputa com a China pela propriedade intelectual de empresas norte-americanas, aberta no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC). O pedido para a suspensão do contencioso é válido até 31 de Dezembro, informou a OMC.

A pedido de Washington, EUA e China concordaram em solicitar ao painel de especialistas encarregado de analisar a disputa sobre propriedade intelectual para suspenderem os trabalhos até ao final do corrente ano, o que pode está contemplado nas regras da Organização Mundial do Comércio.

Os EUA acusam a China de repetida e sistematicamente violar direitos de propriedade de empresas norte-americanas que têm parcerias com empresas chinesas.

De acordo com essas acusações, a China não permitiria que empresas dos Estados Unidos da América declarassem os seus direitos de patente aos parceiros chineses, no âmbito dos contratos de transferência de tecnologia.

O Governo dos Estados Unidos da América acusa ainda a China de forçar as empresas estrangeiras a aceitarem termos de contratos prejudiciais aos interesses norte-americanos, por discriminarem tecnologia que não seja oriunda das empresas chinesas.

Nenhuma das duas partes esclareceu o motivo do pedido de suspensão dos trabalhos. Há dois anos que os Estados Unidos da América e a China disputam uma dura guerra comercial, sendo a questão da propriedade intelectual um dos temas das divergências. O braço-de-ferro já levou à imposição, por ambas as partes, de sanções tarifárias sobre milhares de milhões de euros de importações.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.