“Mães de Hong Kong” convocam protesto para o início da noite

O grupo de “mães de Hong Kong” que na quarta-feira colocou a correr um abaixo assinado na Internet contra os comentários da Chefe do Executivo, Carrie Lam, convocou uma manifestação para o início da noite de hoje. O protesto, com início marcado para as 19 horas, visa protestar contra a proposta de lei que permite extradições de suspeitos de crimes para a China continental.

A manifestação, que conta com o apoio da Ordem dos Advogados e da Universidade Chinesa de Hong Kong, constitui mais um esforço na tentativa de pressionar a chefe do Executivo da vizinha Região Administrativa Especial, Carrie Lam, a recuar nas emendas à lei da extradição.

Ao mesmo tempo, as ‘Mães de Hong Kong’ insurgem-se contra os comentários de Carrie Lam numa entrevista à estação de televisão local TVB, na quarta-feira, na qual destacou o seu papel de mãe e comparou os manifestantes a “filhos mimados”: “Nunca usaríamos gás lacrimogéneo, balas de borracha ou munições anti-motim contra os nossos filhos”, lê-se numa petição criada pelo grupo e que já reuniu mais de 30 mil assinaturas.

As ‘Mães de Hong Kong’ referiam-se aos métodos anti-motim utilizados pela polícia de Hong Kong na passada quarta-feira, quando milhares de pessoas voltaram a sair à rua para exigir que o Governo abandone a polémica proposta de lei: “Não conseguiríamos não ficar comovidos ao ver jovens cobertos de sangue depois de serem espancados pela polícia”, salientou o grupo.

Segundo a versão policial, o comportamento dos agentes “foi tolerante” até cerca das 15:00 horas, quando alguns manifestantes começaram a atirar tijolos e barras de metal contra as forças de segurança, opção que motivou a resposta da polícia.

Os acontecimentos obrigaram o Executivo a adiar o debate e a encerrar até esta sexta-feira as instalações da sede do Governo.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.