EUA. Hanscom Smith substitui Kurt W. Tong como Cônsul para Hong Kong e Macau

Os Estados Unidos da América vão ter um novo representante diplomático em Hong Kong e Macau já a partir de Julho. O anúncio foi feito ao início da tarde desta sexta-feira pelo Consulado Geral dos Estados Unidos da América na vizinha Região Administrativa Especial de Hong Kong, que adianta que Hanscom Smith – um homossexual assumido – foi escolhido pelo Secretário de Estado, Mike Pompeo, para liderar a representação diplomática norte-americana na antiga colónia britânica.

Smith, que foi até recentemente assistente do Sub-Secretário de Estado norte-americano para os Assuntos da China, substitui o actual Cônsul-geral Kurt W.Tong no início de Julho próximo.

Um diplomata de carreira, Hanscom Smith serviu com Cônsul-geral em Xangai e exerceu as funções de Director do Gabinete para os Assuntos da China e da Mongólio do Departamento de Estado. Antes, Smith exerceu funções nas embaixadas dos Estados Unidos da América em Yaoundé, nos Camarões, em Copenhaga, em Phnom Penh, em Banguecoque, em Cabul e em Pequim. O diplomata trabalhou ainda no Gabinete para os Assuntos do Japão no Departamento de Estado e liderou a Equipa norte-americana responsável pelos esforços de reconstrução na província de Muthanna, no Iraque. Hanscom Smith exerceu ainda funções no Instituto Americano, em Taiwan.

Hanscom Smith e o marido, o taiwanês Ying-tsung Lu.

O novo Cônsul-geral dos Estados Unidos da América para Hong Kong e Macau obteve o bacharelato em ciência política pela Universidade de Georgetown, completou um mestrado na London School of Economics e na Universidade de Princeton e frequentou um curso de pós-graduação em Paris, no Instituto Sciences Po.

Para além de inglês, Hanscom Smith fala ainda Mandarim, Francês, Dinamarquês e Khmer. Nascido no estado norte-americano do Maine, o diplomata é casado com Ying-tsung Lu, um cidadão de Taiwan com o qual casou em Maio de 2016 enquanto exercia funções em Xangai.

O actual Cônsul geral dos EUA, o general Kurt W. Tong, despede-se de Hong Kong e da carreira diplomática em Julho. O ainda diplomata deverá assumir funções no sector privado.

Na nota esta sexta-feira publicada no seu portal electrónico, o Consulado Geral dos Estados Unidos da América em Hong Kong e Macau adianta ainda que Paul Horowitz será o novo vice-Cônsul Geral. Horowitz deverá chegar ao território vizinho ainda este mês.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.