Japão. Governo aposta nas energias renováveis e no nuclear

O Japão anunciou esta sexta-feira que vai redobrar os esforços para reduzir as emissões de carbono, através da promoção de energias renováveis, mas também da energia nuclear. O Executivo de Shinzo Abe confirma a aposta no nuclear, apesar do desastre na central de Fukushima em 2011.

O Livro Branco da Energia adotado esta sexta-feira pelo Governo japonês traça uma “meta urgente”: reduzir as emissões de carbono provenientes das empresas públicas que dependem de energias fósseis devido à escassez de energia nuclear limpa.

O apelo surge numa altura em que os reactores nucleares de Fukushima começam lentamente a ser reiniciados, apesar dos movimentos contra a produção nuclear motivados pelo desastre de 2011.

O Japão quer um maior desenvolvimento das energias renováveis e estabeleceu uma meta de 22 por cento a 24 por cento, mantendo a energia nuclear no mesmo nível.

Ao mesmo tempo, compromete-se a reduzir até 2030 as emissões de carbono em 26 por cento em relação aos níveis de 2013. Até à data, conseguiu uma redução de 7 por cento. O documento reconhece o progresso, mas aponta para a necessidade de um maior esforço para atingir a meta pretendida.

Actualmente, de todo o fornecimento eléctrico no Japão, apenas 16 por cento provém de energias renováveis, enquanto que a energia nuclear mantinha-se, em 2017, nos 3 por cento, quando o objetivo é fixar-se entre os 20 e os 22 por cento em 2017.

Antes do desastre de Fukushima, desencadeado por um tsunami a 11 de março de 2011, a energia nuclear representava um terço do fornecimento total de energia no país.

Os padrões de segurança das centrais nucleares japonesas foram então alvo de uma reforma e tornaram-se mais exigentes em 2013.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.