
Um residente do território, de apelido Chan, foi ontem detido pelas autoridades alfandegárias da República Popular da China quando tentava entrar no território com 31 quilogramas de ninho de andorinha, uma das iguarias culinárias mais caras do mundo.
O suspeito, condutor de um autocarro turístico com dupla matrícula, terá tentado tirar proveito do veículo não necessitar de uma declaração de passagem para fazer entrar a mercadoria de forma não declarada no território.
Os Serviços de Alfândega de Gongbei descobriram quatro dezenas de caixas de ninho de andorinha escondidas no painel de instrumentos do autocarro e por debaixo dos assentos na parte de trás da viatura, naquele que foi o maior caso de contrabando da iguaria identificado pelas forças de segurança chinesas nos últimos anos. O condutor negou numa primeira instância que a mercadoria fosse sua, mas acabou por recuar depois de interrogado pelas autoridades do Continente. Um quilograma de ninho de andorinha da melhor qualidade pode custar até dez mil dólares norte-americanos na vizinha Região Administrativa Especial de Hong Kong.
Leave a Reply