Inflação aumentou 2,89 por cento no primeiro trimestre do ano

O Índice de Preço no Consumidor subiu, em Março, 2,84 por cento face a igual período do ano passado. Para a subida, e de acordo com os Serviços de Estatísticas e Censos, contribuiu sobretudo o aumento das refeições adquiridas fora de casa, dos automóveis, da gasolina, dos produtos hortícolas e da fruta.

A taxa de inflação no território aumento 2,89 por cento entre Janeiro e Março, face ao período homologo do ano anterior, indicam dados oficiais divulgados esta semana.

De acordo com a Direcção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC), o Índice de Preços no Consumidor (IPC) em Março subiu 2,84 por cento quando comparado como o mesmo mês de 2018, e aumentou 0,05 pontos percentuais, em comparação com o mês de Fevereiro do corrente ano, graças à subida dos preços “das refeições adquiridas fora de casa, dos automóveis, da gasolina, dos produtos hortícolas e da fruta, bem como pela ascensão das rendas da casa.

O Índice de Preços no Consumidor geral médio dos 12 meses terminados no mês de referência, em relação aos 12 meses imediatamente anteriores, subiu 3,10 por cento, sobretudo nos preços do vestuário e calçado (+6,06 por cento) e dos transportes (+5,69 por cento).

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.