Bin Laden, Parte II. Washington oferece um milhão pelo filho de Osama

Apelidado de “o príncipe da jihad”, Hamza Bin Laden é visto como um dirigente em ascensão no seio do grupo extremista e o protagonismo está a incomodar Washington. O Departamento de Estado norte-americano oferece uma recompensa de um milhão de dólares por informações que possam conduzir à captura do filho de Bin Laden.

Os Estados Unidos da América ofereceram esta quinta-feira uma recompensa de um milhão de dólares por informações sobre um dos filhos do falecido líder da organização terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden, que consideram ser “um dirigente em ascensão no seio do grupo extremista”.

A localização de Hamza bin Laden – às vezes chamado de “príncipe herdeiro da jihad” – tem sido objecto de especulação ao longo dos últimos anos. Os serviços secretos norte-americanos tem recebido informações contraditórias, que colocam Hamza bin Laden ora no Paquistão, ora no Afeganistão, ora em prisão domiciliar no Irão.

De acordo com o Departamento de Estado norte-americano, que promete um milhão de dólares em troca de informação “que o possa identificar ou localizar em qualquer país”, Hamza bin Laden é um “líder emergente” da Al Qaeda.

In this image from video released by the CIA, Hamza bin Laden is seen as an adult at his wedding. The never-before-seen video of Osama bin Laden’s son and potential successor was released Nov. 1, 2017, by the CIA in a trove of material recovered during the May 2011 raid that killed the al-Qaida leader at his compound in Pakistan. The one hourlong video shows Hamza bin Laden, sporting a trimmed mustache but no beard, at his wedding. He is sitting on a carpet with other men. (CIA via AP)

Hamza  tem publicado, pelo menos desde Agosto de 2015 “mensagens de áudio e vídeo na Internet, pedindo ataques contra os Estados Unidos da América e os seus aliados ocidentais”. O “príncipe da jihad” tem ameaçado os Estados Unidos com ataques em retaliação pela morte di seu pai, assassinado em Maio de 2011 por soldados americanos”, escreveu a diplomacia americana num comunicado.

De acordo com especialistas em grupos radicais, o jovem, agora na casa dos 30 anos, estará envolvido com o grupo Ansar al-Fourqan, que tem recrutado durante alguns meses na Síria os combatentes mais doutrinados da Al Qaeda.

Hamza bin Laden costuma ser visto como o “príncipe-herdeiro da jihad”: há documentos, entre eles cartas reveladas pela AFP em Maio de 2015, que mostram que Osama Bin Laden tencionava que o filho seguisse os seus passos à frente da Jihad global anti-ocidental.

Entre os arquivos do líder jihadista apreendidos durante a operação norte-americana lançada em 2011 e na qual o extremista foi morto no Paquistão, também está um vídeo do casamento do filho, Hamza, aparentemente no Irão.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.