NASA despede-se do Opportunity, o robot que desvendou Marte

A NASA confirmou na quarta-feira, 13 de Fevereiro, a obsolescência do robot Opportunity, uma peça-chave da missão que a agência espacial norte-americana desenvolvia em Marte desde 2004. O Opportunity deixou de comunicar com os engenheiros da NASA em Junho do ano passado.

“Declaro terminada a missão Opportunity”, afirmou um dos responsáveis da agência espacial norte-americana, Thomas Zurbuchen, numa conferência de imprensa realizada em Pasadena, na Califórnia.

“Só podemos celebrar”, disse pouco depois o administrador da NASA, Jim Bridenstine, referindo-se à duração e ao contributo que o Opportunity deu para um maior conhecimento sobre a realidade de Marte.

O responsável pelo programa de exploração de Marte da NASA, John Callas, recordou que a missão estava inicialmente programada para durar apenas três meses. Os engenheiros da agência espacial norte-americana sabiam que um dia a aventura chegaria ao fim: “Não imaginávamos que se prolongasse por tanto tempo”, assegurou. “Embora seja uma máquina, é difícil dizer adeus. É doloroso”, admite Callas.

O Opportunity deixou de dar sinal quando uma longa tempestade de poeira fustigou a atmosfera marciana e impediu que as baterias do robot fossem recarregadas.

Durante oito meses, a NASA enviou mais de mil mensagens e ordens para tentar despertar o Opportunity. A última tentativa foi feita na noite de terça-feira: “Não recebemos resposta e, assim sendo, é hora de dizer adeus”, admitiu Callas.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.