República Dominicana inaugura embaixada em Pequim

A representação diplomática foi inaugurada pelo presidente dominicano, Danilo Medina. Em Maio, a República Dominicana deu uma volta à sua política externa, ao estabelecer relações diplomáticas com a República Popular da China em detrimento de Pequim.

O Presidente da República Dominicana, Danilo Medina, inaugurou este sábado a embaixada do país em Pequim, na sequência do estabelecimento das relações diplomáticas com a China, no passado dia 1 de Maio.

A cerimónia contou com a presença dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos dois países, Miguel Vargas e Wang Yi.

Na primeira visita oficial de um Presidente dominicano ao gigante asiático, esta sexta-feira, Medina reuniu-se com o homólogo chinês, Xi Jinping, e juntos assinaram vários acordos de cooperação bilateral, no âmbito do comércio, educação e finanças.

“A história e os factos vão provar que a decisão de estabelecer relações diplomáticas entre a China e a República Dominicana é absolutamente correcta”, afirmou nesse dia o Presidente chinês, citado pela agência estatal Xinhua.

Outro compromisso na agenda de Medina, na República Popular da China, é a participação na cerimónia inaugural da primeira exposição a nível nacional sobre importações, que vai ser inaugurada na segunda-feira em Xangai, com a participação de mais de uma centena de países e regiões.

No passado dia 1 de Maio, a República Dominicana decidiu dar uma volta à sua política externa, ao quebrar os laços históricos com Taiwan e a estabelecer relações com a República Popular da China.

Mesmo antes do estabelecimento das relações diplomáticas, os Estados Unidos da América já eram o mair parceiro comercial do país caribenho. O comércio entre os dois ronda os 2.000 milhões de dólares, de acordo com a agência Efe.

 

 

 

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.