Tesla constrói em Xangai primeira fábrica fora dos Estados Unidos

O anúncio foi esta quarta-feira feito em Xangai, à margem da assinatura do acordo de transferência dos terrenos onde a fábrica vai ser construída. A produção em Xangai deve arrancar dois a três anos depois de concluída a construção da fábrica e, eventualmente, aumentar para 500.000 veículos por ano.

A fabricante norte-americana de carros eléctricos Tesla revelou esta quarta-feira que vai construir a sua primeira fábrica no estrangeiro em Xangai, na República Popular da China. A fábrica é a primeira erguida fora dos Estados Unidos da América, numa altura de crescentes disputas comerciais entre Washington e Pequim.

O grupo, que tem sede no estado norte-americano da Califórnia, assinou um acordo para a transferência dos terrenos onde vai ser construída a fábrica.

As novas instalações foram anunciadas em Julho passado, depois de Pequim se ter comprometido a eliminar os limites de propriedade para fabricantes de veículos eléctricos. A Tesla decidiu manter os planos, apesar das crescentes disputas comerciais entre Estados Unidos da América e a China, motivadas pelo que Washington diz ser as ambições chinesas para o sector tecnológico.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, impôs já taxas alfandegárias sobre 250 mil milhões de dólares de importações oriundas do país asiático.

Em causa está a política de Pequim para o sector tecnológico, nomeadamente o plano “Made in China 2025”, que visa transformar o país numa potência tecnológica, com capacidades em sectores de alto valor agregado, como inteligência artificial, energia renovável, robótica e carros eléctricos.

Os Estados Unidos da América consideraram que aquele plano, impulsionado pelo Estado chinês, viola os compromissos da República Popular da China em abrir o seu mercado, nomeadamente ao forçar empresas estrangeiras a transferirem tecnologia e ao atribuir subsídios às empresas domésticas, enquanto as protege da competição externa.

A República Popular da China é o maior mercado automóvel do mundo e o segundo maior para a Tesla, a seguir aos Estados Unidos da América.

A General Motors, a Volkswagen ou a Nissan são outros grandes fabricantes de automóveis que estão a investir milhares de milhões de dólares no fabrico de veículos elétricos na República Popular da China.

A produção local elimina os riscos do aumento de taxas alfandegárias e outras barreiras às importações: “É um importante marco para o que será o nosso próximo local de fabrico desenvolvido de forma sustentável e sofisticado”, afirmou o vice-presidente da Tesla Robin Ren, em comunicado.

A Tesla afirmou antes que a produção em Xangai vai arrancar dentro de dois a três anos após concluída a construção da fábrica e, eventualmente, aumentar para 500.000 veículos por ano.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.